Usinas

Para produtor colhedora CH950 assegura maior produtividade no canavial          

Em maio de 2020, Luciano Segura foi um dos pioneiros na utilização da CH950

Para produtor colhedora CH950 assegura maior produtividade no canavial          

Uma virada de chave para o nosso negócio”. É desta forma que o fornecedor de cana, Luciano Segura, define a importância da máquina CH950 para a manutenção da sua produtividade. Com um canavial de 1.600 hectares e uma prestação de serviços equivalente a 700 mil toneladas de cana, ele conta com uma frota de 10 colhedoras, sendo 5 CH950; 5 CH570; mais 16 tratores de transbordo.

A relação de Luciano com a tradicional marca fabricante de máquinas e equipamentos agrícolas, John Deere, data de 1998, quando o produtor, na época dedicado ao cultivo de algodão, tinha uma colhedora desta fibra, utilizada na confecção de tecidos. “Fui o primeiro produtor rural a adquirir um trator John Deere, aqui na região de São José do Rio Preto”, se recorda Segura, lembrando que naquela época já contava com 5 colhedoras da marca, que haviam sido importadas dos Estados Unidos (EUA). “Foi daí que passamos a admirar e gostar da qualidade John Deere”, disse.

Agora dedicado ao setor bioenergético, Luciano Segura encara os desafios da produção da cana−de−açúcar. “Nesse segmento o maior desafio sem dúvida, são as condições climáticas. Nos últimos dois anos, nós da região de Votuporanga, passamos por uma dificuldade muito grande”, se referindo a crise hídrica dos dois últimos períodos, que provocou quebra na produção.

LEIA MAIS > Fundação Solidaridad aponta experiências ESG no setor sucroenergético

“O canavial tinha uma produção média de 80 toneladas por hectare. E nessa fase passamos a produzir entre 45 e 50 toneladas. Mas aí veio a colhedora de duas linhas CH 950, que chegou no momento certo, porque com ela passamos a ter uma produtividade alta. É a única ferramenta que eu enxergo, com a qual a gente consegue sobreviver no setor de prestação de serviço: a CH950”, destaca.

Antes da primeira aquisição, o produtor trabalhava com colhedoras de uma linha, a 3520 e a CH570. “Mas a diferença em relação a CH950 é muito grande, seja na economia de funcionário, de diesel por tonelada, no pisoteio, ela encaixa perfeita nas duas linhas (espaçamento normal de 1,50m)”.

Pioneiro na utilização

Em 2020 o produtor foi um dos pioneiros na adoção da CH950. “Eu recebi um convite da concessionária da fábrica para usar uma 950 para ajudar a desenvolver os trabalhos. Essa máquina foi lançada na Agrishow em 2019, com projeto para ser comercializada em 2020. Mas em virtude da pandemia, naquele ano nem a Agrishow existiu. Então, a John Deere escolheu 5 produtores no Brasil, e eu fui um deles, para desenvolver esse trabalho, para identificar possíveis melhorias. Recebi essa máquina em maio de 2020 e ela apresentou excelente desempenho e resultado. Em 2021 começou a ser comercializada”, recorda Luciano.

“Então eu acabei comprando essa máquina que estava em teste, e hoje já estou com 5 CH950. No futuro pretendo ter uma frota com 100% de CH950. Pretendo trocar todas as colhedoras de uma linha por de duas linhas”, informa Segura.

LEIA MAIS > Bonsucro publica novo Padrão de Produção

Com relação às melhorias que ajudaram a implementar no período de experimento, Luciano assegura que foram poucas. “Foi pouca coisa, no rolo de alimentação, que sofreu um reajuste e nos discos de corte de base, que também fizemos um ajuste. Nos demais componentes nada havia a ser feito. É uma máquina potente, e as melhorias sugeridas foram bem pequenas e a fábrica acabou adotando como padrão”, afirmou.

De acordo com o produtor, a CH950 permitiu uma melhoria na rentabilidade que garantiu a sustentabilidade do negócio. “Ela veio para somar num momento de crise, devido à baixa produtividade. Para mim, quem está nessa atividade, consegue sobreviver com uma máquina com essa tecnologia. Eu recomendo e indico. Pela produtividade, desempenho e baixo custo. Uma virada de chave para o nosso negócio”, finaliza Segura.

Joacir Gonçalves com colaboração de Josias Messias

Esta matéria faz parte da edição de janeiro do JornalCana. Para ler, clique AQUI!

Banner Revistas Mobile