A produção de cana-de-açúcar do Estado do Paraná deverá atingir 26,7 milhões de toneladas, 13,8% menos que a primeira estimativa feita pela Alcopar (Associação dos Produtores de Açúcar e Álcool do Estado do Paraná), de 31 milhões de toneladas no início deste ano. A última previsão estava em 28 milhões de toneladas.
Segundo José Adriano Dias, superintendente da Alcopar, a produção de álcool está estimada em 1,130 bilhão de litros de álcool e a de açúcar está em 1,69 milhão de toneladas.
Até o início de setembro, 60% da produção total estimada, ou quase 16 milhões de toneladas, tinham sido processadas pelas 27 usinas do Estado.
As usinas do Estado plantaram 376 mil hectares nesta safra, a 2005/06, aumentando a área em 25 mil hectares. Mas, apesar do aumento de área, a produção recuou por conta da forte estiagem sobre a região Sul do país.
A expectativa é de que as usinas encerrem a moagem no final de outubro. Na safra passada, parte das usinas ainda processava cana em janeiro.
No Centro-Sul do país, a safra está estimada entre 345 milhões a 350 milhões pela União da Agroindústria Canavieira de São Paulo (Unica). A região Nordeste deve ter uma safra de 51 milhões de toneladas de cana.