Mercado

Grupo Unialco vai construir nova usina com grupos da Colômbia e da Guatemala

O empresário Luiz Guilherme Zancaner, presidente do grupo Unialco, confirmou que os grupos Manuelita, da Colômbia, e Pantaléon, da Guatemala, serão sócios do grupo Unialco na construção de uma usina de açúcar e álcool na cidade paulista de Suzanópolis. Esse investimento confirma a entrada de novos grupos estrangeiros no setor sucroalcooleiro. É a primeira vez que grupos latinos investem no setor.

A nova planta será ser construída ainda neste ano e deverá operar na safra 2008/09, com uma produção inicial de 1,2 milhão de toneladas. O grupo pretende aumentar a capacidade de produção da usina para 2 milhões de toneladas nos próximos cinco anos, segundo Zancaner. O grupo firmará parceria com produtores da região do oeste de São Paulo para o fornecimento da cana.

A parceria com o grupo colombiano começou a ser discutida há quase dois anos. A entrada do grupo da Guatemala no investimento ocorreu durante o processo de negociação entre os outros dois grupos. “Eles tiveram interesse de investir no Brasil”, afirmou Zancaner.

Os grupos Manuelita e Pantaleón são dois tradicionais produtores de açúcar em seus países.

O grupo Unialco, formado pelas usinas Unialco, em Guararapes, oeste de São Paulo, e Destilaria Alcoovale, Aparecida do Taboado, no Mato Grosso do Sul, deve processar nesta safra cerca de 3 milhões de toneladas.

Fundado em 1980, com recursos do Proálcool, em Guararapes, a usina apenas moía cana de seus acionistas. No final de 2000, a Unialco comprou a Alcoolvale, no município de Aparecida do Taboado.