Mercado

Safra de cana-de-açúcar do Nordeste pode cair 10,5%

A safra de cana-de-açúcar do Nordeste está estimada em 51 milhões de

toneladas no ciclo 2005/06, segundo estimativas da consultoria Datagro, uma das principais do país. Se confirmadas as estimativas, será uma queda de 10,5% em relação à safra passada, que ficou em cerca de 57 milhões de toneladas. A primeira estimativa para a safra 2004/05 era de quase 63 milhões de toneladas, mas foi frustrada pelo longo período de estiagem. No primeiro trimestre deste ano, os canaviais também foram atingidos pela seca.

O início da colheita de cana na região está previsto para a partir de setembro. Tradicionalmente, a safra na região Nordeste começa na segunda quinzena de agosto para algumas usinas de açúcar e álcool.

Mesmo com a produção menor, a expectativa da Datagro é de que as usinas da região exportem cerca de 600 milhões de litros de álcool. Para açúcar, as estimativas são de embarque em torno de 2,25 milhões de toneladas. As apostas, contudo, são de que as usinas do Centro-Sul do país possam transferir álcool para a região Nordeste para cobrir o déficit de produção.