Agricultura

Disco de troca rápida da HRC resolve problema de corte na colheita mecanizada

Jairo Rúben, gerente operacional oferece mais explicações

Disco de troca rápida da HRC resolve problema de corte na colheita mecanizada
[Patrocinado]
Disco de troca rápida Locker

A HRC Metalização, de Piracicaba −SP, trouxe grandes inovações tecnológicas para a área agrícola das usinas, como metalização, laser cladding e pós metálicos, aços de alta resistência (AR). Mas dentre tantas novidades a que ganhou maior relevância atualmente é o Clean Cut, programa de desenvolvimento de alta performance da colheita mecanizada. “Aliás, o Clean Cut já consolidou no ano de 2020 excelentes resultados e teve grandes investimentos no início deste ano, aumentando a projeção do
programa e sua abrangência”, informa Jairo Rubem, gerente operacional do programa Clean Cut.

De acordo com Rubem, o destaque está em detalhes do disco de troca rápida “Locker”. O especialista explica: “O disco de troca rápida é um sistema de facas que dispensa a fixação através de parafusos e permite fazer a troca das facas por cima do disco. É um sistema de fácil manejo operacional − comprovado por vários usuários − e seguro, que faz o travamento da faca de maneira bem ajustada e simples”.

Detalhando sobre a segurança e a permanência da faca no disco de troca rápido, o gerente operacional da HRC Metalização assegura que a própria força centrífuga colabora para que a fixação do equipamento fique perfeita. “Outro detalhe importante desse sistema é que além da velocidade da troca, ele soluciona um grave problema de corte em relação à colheita mecanizada, que é o fazer o abalo de soqueiras com um sistema de cunhas socado por baixo”, revela Rubem.

Ele argumenta que a solução deriva do fato de que as castanhas de encaixe das facas no disco, foram desenvolvidas de forma robusta, de modo que além de serem práticas na montagem, também permite a troca rápida das facas por peças que estejam tortas. “Isso evita aquele transtorno de ter que usar um maçarico no disco para retirada das facas. Além disso, o operador ganha mais segurança, pois não precisa mais colocar a peça debaixo de uma chave ou alguma outra coisa que esteja escapando, uma vez que não há mais necessidade de colocar a mão embaixo do disco”, detalha.

Essa segurança se dá também − segundo ele − graças à uma mudança onde tanto o destravando da castanha quanto a retirada da faca é feita somente por cima do disco. “Isso deixa o alojamento todo liberado para se fazer a limpeza e a troca de fixação de forma fácil. Outro detalhe importante − pontua Rubem − é que a castanha agora também vem com um pino de fixação na mesma posição que se teria um disco natural e uma área de reforço para se evitar quebras”, conclui gerente operacional do programa Clean Cut.

Em vídeo: confira o review do disco Locker