Mercado

Paraná vai moer 28,5 milhões de toneladas de cana em 2004/05

As usinas de açúcar e álcool do Paraná devem moer 28,5 milhões de toneladas de cana, de um total de 31 milhões de toneladas previstos para esta safra, a 2004/05. Na safra passada, a 2003/04, as usinas do Estado processaram o mesmo volume de matéria-prima.

Segundo José Adriano Dias, diretor da Alcopar (Associação de Produtores de Álcool e Açúcar do Estado do Paraná), o clima chuvoso atrasou a programação das usinas no início da nova safra.

Na safra passada, as 27 usinas sucroalcooleiras do Estado também moeram 28,5 milhões de toneladas. de cana A expectativa é de que a produção de açúcar e álcool repitam os números da safra 2003/04, segundo a Alcopar. As empresas paranaenses produziram 1,87 milhão de toneladas de açúcar e 1,25 bilhão de litros de álcool.

Segundo Dias, a produção de açúcar e álcool do Estado poderá superar essas estimativas, caso o clima esteja seco entre novembro e dezembro.

As usinas do Estado fazem planos para dobrar a produção de álcool até 2008 voltado para o mercado externo. As usinas do Paraná já têm tradição em priorizar as exportações de açúcar, uma vez que contam com logística ferroviária privilegiada próxima às usinas, ligando ao porto de Paranaguá.