Usinas

Produtor recorre ao uso de adubo biológico para obter canaviais de excelência

Uso da tecnologia contribui para aumento da biodiversidade do solo

Produtor recorre ao uso de adubo biológico para obter canaviais de excelência

Cada dia mais a atividade agrícola exige novas práticas de manejo e inovações para aumentar a eficiência agrícola. Seja para agricultura, pecuária ou reflorestamento, pesquisas comprovam que restabelecer o microbioma do solo garante benefícios que atuam no condicionamento das propriedades físicas, químicas e biológicas.

Por esse motivo, o produtor Bruno Rangel, proprietário da Fazenda São Rafael, que fica em Guariba -SP, inaugurou uma Biofábrica CLC – Compostagem Líquida Contínua, de 50 mil litros, para a produção de adubo biológico com uso da Biotecnologia Microgeo.

“Nós conhecemos a Microgeo através de outro produtor. A partir daí buscamos nos aprofundar em estudos e baseado em análises da microbiologia do solo, principalmente realizadas pela Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), e no relato de produtores que estavam muito satisfeitos, optamos pela instalação da Biofábrica”, conta Rangel.

LEIA MAIS > Adubação biológica e novos patamares de produtividade

Devido ao monocultivo, a diversidade de microrganismos é reduzida no solo, tornando o sistema menos produtivo e gerando uma maior demanda de insumos para a nutrição e proteção das plantas.

“Incluir a adubação biológica produzida com a Biotecnologia Microgeo no manejo padrão da propriedade, é essencial para devolver a biodiversidade ao solo e assim, recuperar a saúde ecológica do solo e da planta”, explica Marco Farias, coordenador de Desenvolvimento de Mercado da Microgeo.

A adubação biológica oferece multibenefícios como a agregação do solo, diminuindo a compactação, a erosão e aumenta a infiltração e retenção de água. Com o uso da Biotecnologia Microgeo, fica evidente uma maior eficiência nos resultados agronômicos de forma gradual, independente da cultura tratada.

LEIA MAIS > Adubação Biológica é aposta da Biosev para altas produtividades

O adubo biológico é fácil de ser manejado e pode ser aplicado em conjunto com defensivos químicos, fertilizantes, biológicos, insumos foliares e vinhaça. Além disso, condições como temperatura, luminosidade e umidade, não interferem na aplicação e resultados do insumo.

Rangel acredita que já na próxima colheita, em 2022, será possível obter uma redução de custos, aumento na produtividade e, principalmente, longevidade do canavial. O adubo biológico será utilizado em toda a área da fazenda, um total de 455 hectares cultivados.

Inicialmente a aplicação acontecerá na cultura de cana-de-açúcar e posteriormente no plantio da soja.

Banner Revistas Mobile