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Vendas de etanol atingem 2,45 bilhões de litros em fevereiro

Comercialização do hidratado teve retração de 0,30%

Vendas de etanol atingem 2,45 bilhões de litros em fevereiro

As vendas de etanol pelas unidades produtoras do Centro-Sul em fevereiro atingiram 2,45 bilhões de litros, sendo 174,24 milhões direcionados ao mercado externo e 2,28 bilhões comercializados domesticamente.

No mercado interno, as vendas se mantiveram 0,39% aquém do volume registrado no mesmo mês de 2020. A comercialização mensal de etanol anidro atingiu 732,61 milhões de litros (queda de 0,57%) e as vendas de hidratado alcançaram 1,54 bilhão de litros (retração de 0,30%).

“Mesmo com um maior número de dias úteis em função do cancelamento do carnaval, as vendas de etanol domesticamente continuaram aquém do ritmo verificado em fevereiro de 2020, antes do início da pandemia de COVID-19”, esclarece Antonio de Padua Rodrigues, diretor técnico da UNICA.

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“Vale lembrar que na primeira quinzena de fevereiro registramos um aumento de 5,81% nas vendas de etanol domesticamente. No entanto, esse aumento na demanda foi anulado por uma queda de 7,27% na segunda quinzena, o que fez o mês fechar com recuo de 0,39%, em um movimento natural de mercado”, complementa.

Padua, diretor da Unica

Estoque de etanol

Apesar da menor produção de etanol na safra 2020/2021, o estoque do biocombustível nas unidades do Centro-Sul permanece acima do registrado em igual período de 2020.

Em 1º de março deste ano, o estoque de etanol anidro fechou 5,47% acima do volume observado na mesma data do ano anterior. No caso do etanol hidratado, o montante armazenado neste ano superou em 11,48% o registrado no último ciclo agrícola.

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“Em relação as vendas de fevereiro, o estoque de anidro nas usinas no início de março representava cerca de dois meses de consumo. No caso do hidratado, a proporção era equivalente a 1,25 mês de vendas. Os valores estão dentro do necessário para o abastecimento no último mês de entressafra”, analisa Rodrigues.

“Vamos continuar monitorando as vendas e o início de safra das usinas para oferecer informações precisas e confiáveis aos agentes que operam o mercado nesse período de transição de ciclo agrícola”, acrescentou o executivo.