Mercado

Setor confirma crescimento com produtividade

As 76 usinas e destilarias do Nordeste estão concluindo o quinto mês da safra 2.003/04 e, pelos relatórios das unidades produtoras, deve ser confirmada uma produção recorde de 53 milhões de toneladas de cana, 6% maior em relação à safra anterior. A produção de álcool deve ser de 1,5 bilhão de litros e a de açúcar 3,5 milhões de toneladas. Em ambos os casos o crescimento é próximo a 3%. Esses números são resultado de investimentos próximos a R$ 100 milhões.

“O setor passa por um crescimento sustentável”, explica o presidente do Sindaçúcar/PE (Sindicato da Indústria do Açúcar e do Álcool de Pernambuco), Renato Cunha. Na década passada, a produção do setor sofreu com o impacto das estiagens que ocorreram em várias safras, como 1993/94, 1997/98 e 1998/99. A boa remuneração das últimas três safras capitalizou o setor e permitiu investimentos que agora oferecem maior estabilidade para a safra.

Leia na edição de janeiro do JornalCana Nordeste reportagens sobre a história do setor no Nordeste e os investimentos que estão fazendo as usinas e destilarias nordestinas, e ainda qual política de atuação das entidades representativas.