Mercado

Biotecnologia: Governo vietnamita estima a geração de 700 mil empregos no campo

A biotecnologia pode estimular a economia com a geração de até 700 mil novos empregos na área rural. Esta é a estimativa do governo do Vietnã. Para ele, em seis anos, os produtos geneticamente modificados poderão valer, aproximadamente US$600 milhões.

“O Vietnã deseja se tornar um líder na área da biotecnologia e já prepara a lei para regularizar os direitos de propriedade intelectual e modificação genética”, disse o Primeiro Ministro do Vietnã, Pham Gia Khiem, durante conferência sobre biotecnologia, em Hanoi, no último dia 21 de novembro.

Segundo o Ministério da Ciência e Tecnologia do Vietnã, a implementação da biotecnologia na área agrícola traria a possibilidade de criar variedades de plantas geneticamente modificadas, resistentes a pragas e a herbicidas, com aumento da produtividade, melhor qualidade e competitividade, comparadas a variedades importadas.

Outras estratégias do governo vietnamita para o fortalecimento da biotecnologia agrícola no país são treinar cientistas, trabalhar com parcerias internacionais e atrair de volta ao Vietnã pesquisadores que somente encontraram oportunidade de realizar pesquisas no estrangeiro.