Um projeto desenvolvido para fazer a gestão e automação de sistema de irrigação deu à Bioenergética Vale do Paracatu S/A (Bevap) o título de Usina do Ano – Irrigação – Tecnologia & Inovação, no MasterCana 2020. O Irriger Connect é um sistema desenvolvido entre a usina e as startups de automação, IrrigaPrime e Irriger e visa promover o uso racional da água e da energia elétrica nas atividades agrícolas de irrigação da cultura da cana desenvolvidas pela Bevap nos municípios de Unaí, Paracatu e João Pinheiro, em Minas Gerais.
O projeto, inovador e com foco na sustentabilidade, tem como objetivo a obtenção de uma base de dados consistentes e convertidos em sistema de gestão dos recursos hídricos.
LEIA MAIS > Veja quem são os melhores do ano no setor
A automatização dos pivôs, interliga as informações obtidas na operação com o gerenciador principal, fazendo com que a tomada de decisão no manejo seja mais rápida e eficaz e, consequentemente, evita o uso desnecessário e o desperdício de água e energia elétrica. A iniciativa deverá proporcionar a redução aproximada de 20% do volume de água atualmente utilizado na irrigação da cana.
A Bevap também recebeu o prêmio como “Usina do Ano – Recursos Humanos – Tecnologia & Inovação”, com um programa voltado para o desenvolvimento interno de todos os colaboradores, com aquisição de uma plataforma de acesso a um sistema de gestão de treinamentos online.
O objetivo do programa é melhorar o nível de desenvolvimento nos processos em pelo menos 90% de assertividade com colaboradores treinados. Assim, foram disponibilizados mais de 400 treinamentos on-line na plataforma e mais de 100 cursos livres, dos quais os colaboradores tem acesso livre e podem escolher conforme seu interesse.
Ainda foi definido um plano de desenvolvimento para cada setor onde especificam treinamentos que são obrigatórios por área e que foram indicados pelo gestor como treinamentos obrigatórios.