Mercado

Santa Fé e Santa Olinda aderem ao Programa Fome Zero

Conscientes dos esforços dos governos federal e estadual de erradicar a fome no Estado do Mato Grosso do Sul e ainda a importância do Programa Fome Zero, as usinas Santa Fé, do Grupo Benedito Coutinho, e a Santa Olinda, do Grupo José Pessoa resolveram integrar o processo, fornecendo a 10 famílias do Assentamento Fortuna, em Rio Brilhante (MS), 35 toneladas de fertilizante para a produção de arroz irrigado.

Em troca as famílias, que possuem 17 hectares cada uma, vão pagar o fertilizante com a própria produção, a preço de mercado na época da colheita. As duas empresas comprometeram-se, ainda, a adquirir o excedente produzido para ser utilizado na alimentação dos trabalhadores, funcionários das indústrias.

Esta parceria é fruto de um protocolo de intenções, firmado entre Sindalcool/MS (Sindicato das Indústrias da Fabricação do Açúcar e do Álcool do Estado do Mato Grosso do Sul), a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário e o Idaterra, que tem, entre suas finalidades, auxiliar os assentamentos rurais na produção de alimentos e viabilizar o financiamento de insumos necessários para o plantio de alimentos.

Ainda como forma de incentivo, as empresas sucroalcooleiras do MS vão colaborar com a produção de hortifrutigranjeiros nas pequenas propriedades de economia solidária e adquirir sua produção para ser utilizada na alimentação dos seus funcionários. Também vão doar mudas de cana-de-açúcar para comunidade de assentados, oferecendo assistência técnica e assegurando a compra do produto na safra.

Todas essas iniciativas partem do princípio de colaborar com o Programa Fome Zero, onde todos dão um pouco e todos colhem muito no final. A geração de renda para as economias solidárias, para os assentamentos e pequenos produtores é fundamental para que esses trabalhadores sejam incluídos como força produtiva dando condições de cidadania às suas famílias.

Banner Evento Mobile