A Câmara dos Deputados aprovou na noite do dia 1°, sete Medidas Provisórias das 16 que trancavam a pauta de votações. Uma delas foi a MP 214, que altera duas leis para incluir o biodiesel entre os combustíveis usados no abastecimento nacional e permitir à Agência Nacional do Petróleo (ANP) atuar como reguladora sobre essa nova opção de óleo para motores. A proposta estabelece o prazo de oito anos para que a meta de mistura de 5% do biodiesel no combustível, originado de petróleo, seja cumprida, além a criação de um Comitê Gestor do Biodiesel. Todas as Medidas Provisórias aprovadas, seguiram para apreciação do senadores.
O deputado Betinho Rosado (PFL-RN) relatou a medida e propôs que os bancos oficiais criem linhas de crédito para incentivar o setor e a criação de um Comitê Gestor do Biodiesel.
Para a secretária de Petróleo, Gás Natural e Combustíveis Renováveis, Maria das Graças Foster, que participou ontem de um seminário sobre açúcar e álcool em Brasília, o Brasil, que já é respeitado quando se trata de exploração de petróleo em águas profundas e referência na produção e consumo de álcool, passará também a ser destaque no uso do biodiesel (óleo de origem vegetal e adicionado ao diesel, como o álcool é misturado hoje à gasolina).