Mercado

Produtores fecham acordo para garantir safra

Quase 60% da produção adicional de álcool acordada entre o governo e o setor já está assegurada, segundo a União das Agroindústrias Canavieiras de São Paulo (Unica). Os sindicatos do setor já estão firmando contratos de produção para a garantia desta safra. Estima-se ainda que 80% da antecipação da produção também esteja garantida.

O setor sucroalcooleiro se comprometeu a produzir 1,5 bilhão de litros a mais, colocando 600 milhões de litros já em abril. Também ficou acordado que o preço do produto não poderia passar de 60% do valor da gasolina e que o setor reduziria as exportações de açúcar.

Segundo Edson Ustulin, presidente da Comissão de Açúcar e Álcool da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), o acordo está sendo cumprido. De acordo com ele, no interior de São Paulo, o preço do álcool combustível está o equivalente a 59,6% do valor da gasolina. Antonio de Padua Rodrigues, economista da Unica, diz que em São Paulo já foram fechados acordos equivalentes a 700 milhões de litros a mais da safra passada. Ele acredita ainda que dos 600 milhões de litros da safrinha (antecipação para abril), cerca de 500 milhões estejam confirmados através dos contratos.

Carvalho disse que os produtores e os sindicatos firmarão contratos que serão compromissos fixos de produção de um volume determinado de álcool. No caso de inadimplência, será emitida uma letra de câmbio contra o produtor no valor necessário para repor o volume acordado e cobrada uma multa de 20%.

Banner Evento Mobile