Dois eventos do setor sucroalcooleiro acontecem hoje, dia 30 de agosto. Um deles, a inauguração da Unidade I de Cogeração de Energia Elétrica da Usina Cerradinho Açúcar e Álcool, que acontece em Catanduva (SP) e um ciclo de palestras sobre aspectos micro e macroeconômicos do setor sucroalcooleiro na Usina Bonfim, em Guariba (SP).
Na solenidade de abertura aconteceu a inauguração da placa comemorativa no Anfiteatro Dr. João Guedes Pereira, uma homenagem da Usina Corona à um dos mais antigos colaboradores da empresa. Guedes é o presidente atual do Conselho da Açucareira Corona.
De acordo com a Trevisan, responsável pelo ciclo de palestras, o setor sucroalcooleiro nacional se mantém atrativo ao capital externo em razão do seu alto poder estratégico e grande potencial de expansão.
Cerca de um terço da safra deverá ser comercializada pelo Brasil no mercado livre de açúcar. O segmento de álcool combustível tem despertado o interesse de países preocupados com a emissão de poluentes. Sem falar no bagaço de cana, como cogerador de energia. Um setor, portanto, que faz diferença na balança comercial brasileira e faria muito mais se não fossem as barreiras tarifárias e o alto grau de protecionismo dos países desenvolvidos, o que impede o Brasil de expandir seus negócios no mercado internacional, por isso os organizadores acreditam na importância de se promover um evento como este.