A Casa Civil em Brasília, foi palco de mais uma reunião da Coalizão Pró-Etanol, na tarde de ontem. Durante o encontro entre governadores, o Ministro José Dirceu e integrantes da cadeia produtiva sucroalcooleira, o governo “prestou contas” das ações realizadas em prol do setor sucroalcooleiro.
Entre as reivindicações entregues em um documento no mês de junho, estavam a abertura e defesa do mercado externo; relações exteriores como o Mercosul, Alca, Mercosul e União Européia, OMC; readequação dos portos brasileiros; inclusão do etanol na matriz energética e reforma tributária, ICMS/PIS/Cofins.
Participaram da reunião o Ministério da Indústria e Comércio, Fazenda, Agricultura, governadores dos estados produtores e entidades de classe.
A Coalizão de Governadores Pró-Etanol representada por produtores de 19 estados, é liderada pelo governador do Paraná, Roberto Requião, secretário-executivo do Grupo.
De acordo com José Adriano Dias, superintendente da Associação de Produtores de Álcool e Açúcar do Paraná – Alcopar, o setor produtivo e o governo estão cumprindo seus compromissos. “Este ano estamos exportando 2 bilhões de litros de álcool graças ao apoio e as parcerias com o governo”.
Ele lembra ainda que o Porto de Santos está sendo ampliado, o Porto de Paranaguá terá um novo terminal de líquidos, mas alguns projetos realmente são para médio e longo prazo, porém não foram esquecidos.
Ainda nesta quarta-feira, em Brasília, aconteceu a 8ª reunião dos Sindicatos ligados ao setor.