O Programa Cultivar, da Raízen, chega a sua 5ª edição, este ano. Realizado em formato digital, o encontro reuniu e promoveu a interação dos fornecedores participantes com parceiros do programa, além de lideranças da companhia.
Na ocasião, foram apresentados também os resultados do Cultivar no período, novas tecnologias e soluções e as perspectivas para a próxima safra.
Criado há cinco anos, o Cultivar reúne um grupo de cerca de 320 fornecedores, o que representa cerca de 80% do volume de cana adquirida pela empresa.
A iniciativa oferece vários benefícios aos fornecedores, por meio de produtos e serviços focados em quatro frentes principais: aumento de produtividade, benefícios financeiros, eficiência e gestão e relacionamentos sustentáveis.
LEIA MAIS > Maranhão ganha terminal de distribuição da Raízen
“Ao longo desses cinco anos que atuamos com o Programa Cultivar, a Raízen já apoiou centenas de fornecedores de cana. Durante esse período, transformamos o programa em uma ferramenta fundamental de geração de valor para toda a cadeia, que impacta diretamente os negócios de quem fornece e também de quem adquire, pois, ao contribuir em todas as frentes na qual o programa atua, impactamos positivamente a eficiência e a sustentabilidade do agronegócio brasileiro”, afirma Ricardo Berni, diretor de Negócios Agrícolas da Raízen.
De acordo com Berni, o programa oferece apoio para garantir os melhores tratos e investimentos no canavial, auxiliando o produtor na gestão e desenvolvimento do seu negócio.
“Fazer parte do Cultivar permite uma grande troca de experiências, acesso a tecnologias e condições comerciais através de um conceito de integração de esforços, onde a Raízen, fornecedores de cana e empresas parceiras do programa se juntam para buscar o melhor em termos de produtividade e rentabilidade para as lavouras de cana-de-açúcar“, explica.
LEIA MAIS > Raízen quer reduzir a pegada de carbono de seu etanol em mais de 10%
Segundo o diretor, desde que a ferramenta de crédito foi criada para aumentar os investimentos dos fornecedores de cana em suas operações, já foram movimentados mais de R$ 350 milhões em crédito rural.
A iniciativa também oferece suporte e fomenta o aumento da produtividade, possibilitando acesso ao conhecimento e às técnicas mais modernas de manejo para o controle de plantas daninhas, melhor nutrição da cana e utilização da terra.
Assim, segundo a empresa, pode impactar diretamente na qualidade da cana que será produzida, uma vez que, tendo a possibilidade de aprimorar técnicas de plantio e acompanhamento da safra, melhor será o produto final que será fornecido, atingindo, consequentemente, um valor de mercado superior.
LEIA MAIS > Rubens Ometto afirma que a Raízen iniciará campanha mundial pelo etanol
Os fornecedores de cana que fazem parte do Programa Cultivar também contam com o incentivo à gestão da operação e dos riscos, tendo acesso a fóruns estratégicos, capacitações e conteúdos educativos, além de terem contato com diversas empresas parceiras do Programa.