Mercado

Escola sai do escuro com sistema de geração de energia da Koblitz

A Koblitz instalou um sistema híbrido de geração de energia para a escola José Cecílio dos Santos, localizada no sítio Quandus, em Xucuru – um dos distritos mais distantes e de difícil acesso do município de Belo Jardim, interior do Estado de Pernambuco. O primeiro investimento do programa de ações sociais da empresa, orçado em R$ 30 mil, já está em operação há um mês, beneficiando 68 alunos.

“Nós já participamos de diversos projetos de ação social em creches e comunidades carentes, mas constatamos que poderíamos oferecer à sociedade muito mais que filantropia”, revela Romero Rego, gerente comercial da Koblitz. O projeto desenvolvido pela empresa pretende ajudar as comunidades desprovidas de energia elétrica. O sistema híbrido implantado na escola de Xucuru, distrito com cerca de 12 mil habitantes, situado a 232 km do Recife, utiliza duas forças da natureza, simultaneamente, para gerar energia: o sol e os ventos.

A energia é gerada através de quatro placas solares com potência de 200 mW e um gerador eólico com 240/300 mW. A Koblitz foi responsável pela compra e instalação dos equipamentos, além de custear toda a manutenção do sistema durante um ano. Depois desse período, a solução será doada integralmente à prefeitura de Belo Jardim. “Vamos aproveitar a idéia e ver a possibilidade de expandirmos o projeto para outras escolas do município no futuro, pois muitas crianças ainda estão sem estudar pela falta de energia nas salas de aula”, revela Carmen Peixoto, diretora de ensino da Secretaria de Educação de Belo Jardim.

Sem-luz já chegam a cerca de 20 milhões no País

Mesmo com os avanços tecnológicos do século XXI, presentes em vários serviços básicos da sociedade, ainda há pessoas no Brasil que vivem no escuro, utilizando velas e lampiões como fontes de luz. Segundo o Ministério de Minas e Energia, 10% a 15% da população brasileira não dispõe de eletricidade, o que equivaleria a cerca de 20 milhões de pessoas. A realidade é facilmente constatada na zona rural ou em comunidades de difícil acesso, onde a transmissão de energia elétrica é praticamente impossível.

Diante desse cenário, as fontes alternativas de energia se tornam uma ótima saída para a eletrificação rural. A Koblitz – empresa que instala projetos de geração e co-geração de energia, subestações de alta tensão e instalação de empresas geradoras – acredita que a implantação de sistemas de geração distribuída pode minimizar boa parte da carência energética da população brasileira.

Fontes – Existem diversas opções que podem ser aplicadas a curto, médio e longo prazos, podendo gerar, inclusive, lucro para os investidores. Uma das alternativas é a co-geração com biomassa. Trata-se de um processo que aproveita o vapor produzido pela queima de resíduos industriais (bagaço da cana, casca de arroz, restos de madeira etc.) para movimentar os equipamentos da própria indústria e, simultaneamente, acionar conjuntos geradores de energia elétrica.

As Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) utilizam os conceitos mais atuais para o aproveitamento da energia potencial existente numa queda d’água, podendo ser do tipo fio d’água ou reservatório. Já as centrais termelétricas usam uma solução a partir da utilização balanceada do aproveitamento térmico e elétrico e de acordo com a disponibilidade de combustível.

A construção de usinas de energia eólica seria mais uma saída, aproveitando-se a capacidade dos ventos de cada região para gerar energia. Ainda existe, além da geração da energia solar, a opção de construção de usinas de co-geração com gás natural ou óleo combustível, que, normalmente, são feitas em um período de apenas um ano e meio.

Sobre a Koblitz:

A Koblitz atua nas áreas de desenvolvimento, instalação e manutenção de sistemas avançados de energia em todo o Brasil. Nos países da América Latina, onde também atua, é considerada uma das principais do ramo. Criada pelo engenheiro pernambucano Luiz Otávio Koblitz há 27 anos, a empresa abriu caminhos e oportunidades que lhe garantiram a confiança de clientes renomados como a Tramontina, Ambev, Coca-Cola, Kaiser, Citrovita, CIV, Cimpor Brasil, Grupo Votorantim, Grupo Brennand, Gerdau e os Grupos São Simão e Tavares de Melo.

Atualmente, a Koblitz possui cerca de 350 funcionários que trabalham nas unidades da matriz, no Recife, em Pernambuco, e na filial de Piracicaba, em São Paulo. Com a ampliação do ramo de atuação nos últimos 10 anos, a Koblitz dividiu seus trabalhos em dois mercados: o industrial, que compreende os segmentos de açúcar e álcool, alimentos, bebidas, cimento, P.I.E. (Produtores Independentes de Energia), madeira, óleos vegetais, papel/celulose, química, cerâmica, siderurgia/metalurgia, têxtil, eletromecânica e farmacêutica, e o comercial, que abrange as centrais distritais, edifícios comerciais, frigoríficos, hospitais, hotéis e shoppings centers. Em seu currículo, a Koblitz consolida um total de mais de 1.000.000 kW instalados em projetos de geração e co-geração de energia, subestações de alta tensão e instalação de empresas geradoras. Devido ao desempenho e qualidade dos seus painéis elétricos, ela foi a primeira empresa especializada em Sistemas de Energia do país a receber o certificado ISO 9001. Hoje, produz todo tipo de painel eletro-eletrônico e está pronta para atender às necessidades do mercado.

Banner Evento Mobile