Mercado

Debrasa retoma programa de educação de adultos

Divididos em cinco turmas, sendo uma vespertina e quatro noturnas, os 134 novos alunos do Programa Brasil Alfabetizado – um braço do Programa Mova (Movimento de Alfabetização de Adultos) – iniciarão as aulas neste segundo semestre na unidade Debrasa, em Brasilândia, MS. O curso, voltado exclusivamente para educação de adultos, tem duração de 8 meses, com carga horária de 320 horas, e vai alfabetizar 30 integrantes da comunidade de Brasilândia e 104 trabalhadores rurais indígenas pertencentes à unidade.

Com a supervisão da coordenadora local do Criança Feliz, Cássia Piane, o programa conta com a parceria das secretarias estadual e municipal de Educação. Serão professoras do curso a ex-aluna do Telecurso 2000, Vilma Joaquim, que atuará com a comunidade; e a enfermeira do Trabalho da Debrasa, Adriana Rodrigues Pimenta, incumbida de trabalhar a alfabetização dos indígenas. As alfabetizadoras passarão por uma capacitação de 40 horas, oferecida Secretaria Estadual da Educação do Mato Grosso do Sul.

“O programa possui um cronograma de trabalho que exige apenas duas horas diárias de aulas, de segunda a quinta, o que certamente facilita a participação dos estudantes”, explica Cássia Piane. A Debrasa retoma, com o programa, a alfabetização de adultos, que não tinha novas turmas desde o final de 2003, quando a unidade concluiu cinco anos de trabalho na área e formou cerca de 2 mil estudantes.

O Mova é um programa criado pelo governo federal com a missão de garantir o direito e acesso de todos à educação, como estabelece a Constituição Federal de 1988. Ele é coordenado pelo Ministério da Educação e atua por meio de transferência direta de recursos a estados e municípios e convênios com entidades especializadas na alfabetização de jovens e adultos. Os recursos custeiam o pagamento das ações de formação e bolsa dos alfabetizadores.