Todo o material reciclável gerado durante a Fenasucro foi selecionado e recolhido através de um projeto especial, o Programa “Reciclou Ganhou”.
O programa foi desenvolvido pela Cia de Bebidas Ipiranga, fabricante da Coca-Cola em Ribeirão Preto, destinou 15 catadores – os chamados agentes ambientais – da Casa das Mangueiras para separar plástico, vidro, papelão e latas na Feira. Ao todo, foram recolhidos e enviados para reciclagem mais de 7 toneladas de materiais.
O resultado deste trabalho foi reconhecido na última semana, quando a Casa das Mangueiras, uma das mais reconhecidas ONGs de Ribeirão Preto pela atuação no terceiro setor, apresentou à promotora Multiplus um ofício. Nele, a entidade expressa a grande satisfação com a parceria e o resultado obtido pela coleta de materiais recicláveis durante a Fenasucro 2004. O trabalho rendeu, durante os quatro dias da Feira, cerca de R$ 226,00 para cada catador.
Para Jaqueline Marques, coordenadora do programa Reciclou Ganhou, grandes eventos como a Fenasucro são excelentes oportunidades de aumentar a conscientização ambiental, além de poupar o meio ambiente de toneladas de resíduos.