Mercado

Parceria desenvolve títulos de capitalização ao reflorestamento

A SOS Mata Atlântica e o Banco Bradesco desenvolveram recentemente parceria para vincular títulos de capitalização ao reflorestamento.

Já foram plantadas mais de 1 milhão de árvores na Mata Atlântica, já que o projeto resultou na venda, até agora, de 192 mil títulos.

A parceria prevê que para cada 100 mil títulos vendidos, um milhão de árvores serão plantadas.

De acordo com a Sociedade Amigos de Iracambi (MG), quando os primeiros portugueses se estabeleceram no Brasil, em 1532, a Mata Atlântica cobria mais de 1 milhão de quilômetros quadrados, uma área equivalente a onze vezes o tamanho de Portugal. Hoje, só sobrou 8% disto.

Destes 8%, menos de 10% da floresta é primária, o resto ja foi derrubado pelo menos uma vez, e portanto, sofreu muitas perdas na biodiversidade, explica a Sociedade Amigos do Iracambi. As estimativas sugerem que em 500 anos a floresta voltará a ser “virgem”. Mas a floresta que existe hoje não tem 500 anos para viver. A taxa de destruição só vem aumentando. Em 1988, a Mata Atlântica foi declarada patrimônio nacional e o governo proibiu a derrubada da floresta, mas em seis anos, entre 1985 e 1990, mais de 500 ha foram derrubados.