Usinas

CENÁRIO NEBULOSO PARALISA INVESTIMENTOS

Cunha, da Rio do Cachimbo
Cunha, da Rio do Cachimbo
Cunha, da Rio do Cachimbo

Diante do cenário nebuloso, os investimentos na Rio do Cachimbo, de João Pinheiro/MG, foram postergados, afirmou Zeno Cunha, diretor comercial da Destilaria. A empresa, que produz cerca de 30 milhões de litros por ano e esmaga 350 mil toneladas de cana a cada safra, sendo 70% cana própria e 30% de fornecedores, inicia as atividades sempre na primeira quinzena de abril, atrasou em duas semanas o início da produção para sentir como ficaria o cenário.

O consumo recorde de etanol, no ano passado, incentivou a empresa a fazer vários planos de investimentos, que foram postergados devido à atual situação. “A nossa intenção era aumentar a produção em 40% nos próximos cinco anos, iniciando os investimentos necessários este ano, como ajustes na indústria e na parte agrícola com melhorias na irrigação, entre outros. Vamos continuar produzindo nos próximos 60 dias e ver o que acontece”, disse.

A São José Agroindústria, de Igarassu/PE, também previa investimentos para esta safra, como troca de frotas, com aquisição de novos caminhões e tratores, como também, na indústria, com melhorias na automação e compra de nova centrífuga de açúcar, mas só irá continuar com os projetos que tiverem retorno nesta safra.

Entre eles, os que não serão postergados, estão os ajustes para aumentar a fabricação de açúcar. “A gente procura ter uma boa saúde financeira e como tem um cenário futuro que você não consegue fazer uma leitura completa, você tende a ser conservador nestas horas”, disse Frederico Augusto Cavalcanti de Petribú Vilaça, diretor Presidente da usina.

A preocupação agora é com a safra que se iniciará em agosto e como o cenário estará até lá. A estimativa da companhia é de produzir de 2.500.000 scs de açúcar, um pouco a mais do que foi produzido na temporada passada, que foi de 2.265.000 scs. Já a produção de etanol está estimada em 27.000.000 litros, mesmo volume da safra 2019/2020.

A SJC Bioenergia, dona das Usina São Francisco, localizada em Quirinópolis/GO e Usina Rio Dourado, com sede em Cachoeira Dourada/GO, já vem trabalhando nos últimos anos para fortalecer sua robustez diante das variações do mercado.

Baixe o PDF da edição de maio/20 do JornalCana clicando aqui.
Banner Revistas Mobile