Mercado

Responsabilidade social é um dos pilares da Usina Sinimbu

A Usina Sinimbu, instalada em Jequiá da Praia (Alagoas), demonstra com detalhes como uma empresa pode ser preocupada e com políticas sociais definidas. Para abrigar os cerca de 1.040 trabalhadores e 3.010 dependentes, a empresa preserva um povoado urbano com 353 residências, todas elas com água, luz, saneamento básico. Dispõe, como em qualquer pequena cidade, de igrejas, clubes sociais, mercado público, delegacia, grupo escolar, creche-escola, ambulatório médico, feira livre, campos de futebol, telefonia pública, cemitério etc, e outras 480 residências em 03 sedes rurais nas fazendas Jequiá, Barro Branco e Taquari.

O êxito de cada projeto da empresa está diretamente relacionado com a dimensão do envolvimento de todos os setores da usina com os programas de responsabilidade social. A assistente social Tânia Alcântara, com 14 anos se dedicando os projetos da Sinimbu, o Plano de Assistência Social (PAS) da empresa evolui em sua filosofia nos últimos quatro anos, descartando qualquer possibilidade de assistencialismo para assumir a postura de responsabilidade social. Como resultado, admite, estão a melhoria na qualidade de vida dos funcionários, melhor desempenho individual e coletivo e maior produtividade.

Para as crianças e adolescente, a Sinimbu garante saúde, alimentação, ensino e preparação para a vida social e profissional de mais de mil delas. Creche e escolas com ensino de primeira à oitava série formam a base da educação oferecida pela empresa à comunidade. O selo Empresa Amiga da Criança, da Abrinq, veio como reconhecimento da responsabilidade social, como a erradicação do trabalho infantil, impedindo a contratação de menores de 16 anos, e ainda os investimentos em saúde, direitos civis e sociais.Tudo isso seguido educação, onde a Usina Sinimbu auxilia aos filhos de funcionários dando-lhes oportunidade de estudo, contribuindo dessa forma para uma importante etapa do desenvolvimento da criança.

Somado a essa gama de projetos que já começam a render importantes frutos estão os programas de apoio à comunidade, alguns deles em parceria com a prefeitura de Jequiá da Praia, a exemplo o Complexo Nutricional. A meta: merenda escolar e sopão para a comunidade carente, com atenção especial às fazendas e atendimento a nada menos que mil famílias. Essas principais ações configuram esse cenário e colocam a Usina Sinimbu na trilha das ações responsáveis e da contribuição social.

Leia reportagem completa sobre a Usina Sinimbu na edição deste mês do Jornal Cana.