Mercado

Usina do Grupo C. Lyra desenvolve parceria com Ufal e Sejuc

A Usina Caeté S/A – Unidade Cachoeira, maior indústria instalada no município de Maceió (AL), vem desenvolvendo há cerca de dois anos uma parceria com a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) para o desenvolvimento do “Projeto Alimento” – cultivo de hortaliças para o abastecimento do hospital, restaurante e creche da universidade.

Segundo o coordenador da Unidade Didática Experimental do Centro de Ciências Agrárias da Ufal, Clemens Rocha Fortes, a participação da usina foi fundamental desde o início do projeto, quando a indústria disponibilizou um trator adequado para a preparação do solo. Até hoje já foram doadas 18 caçambas de torta de filtro, um sub-produto da cana-de-açúcar, que equivale a 360m3 da matéria orgânica.

O Projeto Alimento, que está na fase inicial, é desenvolvido numa área de 2.5 hectares, com 28 culturas diferentes, e com controle biológico de pragas e doenças. A implementação do projeto possibilitou a participação de estagiários de Engenharia Agronômica da Ufal.

Para o reitor em Exercício, Manoel Calheiros, a parceria com o Grupo Carlos Lyra foi de fundamental importância para a concretização do projeto. “Sem a participação do Grupo esse trabalho, que beneficia funcionários, alunos e as crianças assistidas na creche da Ufal, não existiria”, frisou.

Sistema penitenciário – Outra iniciativa apoiada pela Usina Cachoeira é a horta do Estabelecimento Prisional São Leonardo. Desde o surgimento do projeto, há nove meses, a indústria já doou o equivalente a 100m3 de torta de filtro, além de ter feito toda a gradagem do local – utilização de maquinário específico para a preparação do solo.

O coordenador da horta, José Raimundo Bezerra, enfatizou que o Grupo Carlos Lyra dá um exemplo de como parcerias podem gerar benefícios para a comunidade. No local, trabalham cerca de 10 reeducandos, que, para cada três dias trabalhados, têm reduzido um dia da pena, além de receberem uma remuneração mensal.

A área cultivada possui 3,8 hectares, onde são produzidos 15 tipos de culturas. “No inverno nossa produção atinge 4 toneladas/mês”, relatou José Raimundo. Toda a produção é direcionada para o abastecimento dos presídios São Leonardo, Baldomero Cavalcante e Santa Luzia, como também o Centro de Recuperação Masculino (CRM) e Manicômio Judiciário.

Na avaliação do assessor da Diretoria, Aryl Pontes Lyra e do gerente geral da Usina Cachoeira, Leonardo Pinto Costa, as parcerias são fruto de uma filosofia moderna de gestão empresarial centrada no desenvolvimento sócio-econômico e ambiental do Estado, enfatizando a grande preocupação do Grupo Carlos Lyra em promover ações que contribuam para o bem-estar dos colaboradores e da sociedade em geral.

Banner Evento Mobile