Paulo Sousa assume a presidência da Cargill no Brasil em 16 de dezembro próximo. A indicação foi feita pela empresa em 16/10. Sousa substituirá Luiz Pretti, que atuou como presidente da Companhia no País pelos últimos 8 anos.
No total, Pretti trabalhou na Cargill por 15 anos. No Brasil desde 1965, a Cargill é uma das maiores indústrias de alimentos do País.
Tem sede em São Paulo (SP) e está presente em 17 Estados brasileiros por meio de unidades industriais e escritórios em 147 municípios.
A Cargill opera também no setor sucroenergético. Controla 100% da Cevasa, localizada em Patrocínio Paulista (SP). E é sócia na joint-venture SJC Bioenergia, juntamente com a USJ (Grupo São João de Araras), controladora de duas unidades em Goiás.
Começou como trainee
Paulo Sousa é formado pela Faculdade de Zootecnia de Uberaba (MG) e tem especialização em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).
Ele iniciou sua trajetória como trainee na Companhia em 1990.
Atuou em diversas áreas e negócios da empresa e, desde 2016, lidera a divisão de commodities agrícolas da Cargill na América do Sul.
Durante cinco anos foi o Trader Global de Soja na World Trading Unit da Cargill, em Genebra, Suíça. E participou ativamente das transformações do mercado chinês – que levou a China de exportador a importador de soja.
Grãos
De volta ao Brasil, liderou o estabelecimento da empresa nas novas fronteiras do Centro-Oeste e, também, à gerência Nacional de Logística, assumindo depois Originação de Grãos e Gerenciamento de Riscos.
Em 2010, assumiu a liderança das operações do setor de commodities e processamento de soja da Cargill no Brasil.
Paulo Sousa responderá institucionalmente pela Cargill no Brasil, em adição à sua posição de líder de commodities agrícolas para a América do Sul.