Nesta terça-feira (03-08), a Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (USP/Esalq) promoveu o lançamento da revista Visão Agrícola, publicação para divulgação técnico-científica da Escola. O evento aconteceu no Salão Nobre do Edifício Central.
Com uma lacuna aberta desde 2003, quando a revista Scientia Agricola passou a ser publicada somente em inglês, tornou-se necessária a criação de uma versão em português. Assim, surge a Visão Agrícola, publicação semestral, que reúne assuntos de interesse para as ciências agrárias.
Destinada ao setor produtivo, a publicação deve atingir agricultores, pesquisadores, docentes, alunos de ciências agrárias e técnicos atuantes em extensão. A cada nova edição, a revista deverá abordar um tema relevante da agricultura brasileira.
O primeiro número traz como tema “A cadeia produtiva da cana-de-açúcar”, discutindo aspectos sobre Solos, Melhoramento Genético, Produção Vegetal, Adubos e Corretivos, Engenharia Rural, Impacto ambiental, tecnologia e agronegócio.
Para o diretor da Esalq, José Roberto Postali Parra, por se tratar de uma publicação técnico-científica, a revista deverá ter seu teor editorial preservado, tal como uma coleção, devido a importância de seu conteúdo.
Além das reportagens sobre o tema principal, a Visão Agrícola terá artigos referentes a área destacada na edição. Outras seções como Fórum, Inovações Tecnológicas, Carta do leitor e Anúncios também terão espaço na publicação.
Além dos docentes da própria Esalq, outras instituições também colaboram com a revista através de seus pesquisadores, tais como Unicamp/Feagri, Inpe, Unesp – Botucatu/FCA, IAC Ribeirão Preto e Apta – Piracicaba.
Com tiragem inicial de sete mil exemplares, o sistema de distribuição será feito por meio de assinaturas, com custo anual de 25 reais para os dois volumes. O número avulso custará R$ 15. O editor responsável pela revista é o professor do Departamento de Zootecnia da Esalq, Luiz Gustavo Nussio.
Nesta edição inaugural, a seção Fórum traz um artigo do atual Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Roberto Rodrigues, intitulado “Século XXI, o novo tempo da agroenergia renovável”.
Para este primeiro número, a revista Visão Agrícola conta com os seguintes patrocinadores: Bolsa de Mercadorias e Futuros – BM&F, Grupo COSAN, Organização de Plantadores de Cana – ORPLANA e União da Agroindústria Canavieira do Estado de São Paulo (Unica).