Mercado

Câmara Legislativa promove debate sobre uso de gás natural veicular no DF

A Câmara Legislativa promoveu, nesta quinta-feira, seminário sobre as possibilidades e vantagens de utilização do gás natural veicular no Distrito Federal. O deputado Chico Vigilante (PT) lembrou que a Câmara já aprovou projeto do deputado Jorge Cauhy (PFL), que autoriza o uso do gás natural no Distrito Federal.

– É preciso um movimento pela sensibilização dos empresários e dos políticos, independentemente de coloração partidária, que poderá ser decisivo para trazer o ramal do gasoduto boliviano para Brasília – disse o deputado.

Para Vigilante, o Banco do Brasil poderia financiar a conversão dos motores dos taxistas para o uso do gás. Ele disse também que a ministra das Minas e Energia, Dilma Roussef, já deu sinais positivos à medida.

O professor Carlos Alberto Gurgel, do Laboratório de Energia e Ambiente da Faculdade de Tecnologia da UnB, disse que o gás natural veicular pode representar uma economia de R$ 240 por mês, para um motorista que rode diariamente 50 quilômetros.

A engenheira Maria das Graças Silva Foster, secretária de Petróleo, Gás Natural e Combustíveis Renováveis do Ministério das Minas e Energia, acrescentou que o Brasil deve se tornar auto-suficiente em petróleo em 2006, pois produz hoje 1,75 milhão de barris/dia, contra uma demanda de 1,86 milhão de barris/dia.

O chefe da Agência de Desenvolvimento Econômico e Comércio Exterior do DF, Rogério Rosso, disse que o debate ganha força com os projetos comuns de transporte e escoamento de cargas que estão sendo considerados em comum pelos governos de Goiás e do Distrito Federal.