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Carro tricombustível já é testado

A Bosch já está testando o primeiro carro “tri fuel” (tricombustível), que pode ser abastecido com gasolina, álcool e gás natural veicular (GNV). As avaliações estão sendo realizadas em um modelo Volkswagen Polo com motor 1.6 de 101 cv e visam aperfeiçoar o sistema para oferecê-lo às montadoras nacionais. A expectativa da Bosch é que os primeiros carros saiam de fábrica equipados com o sistema tricombustível até o fim de 2005.

O Polo passou por várias mudanças para poder consumir álcool, gasolina e GNV. O carro recebeu uma nova unidade de gerenciamento do motor, um injetor exclusivo para gás natural veicular e um kit GNV (formado por componentes como tubulações de aço, válvulas, redutor de pressão e cilindro de armazenamento). Um botão foi instalado no console para que seja feita a troca de consumo de um dos combustíveis líquidos (gasolina ou álcool) para gás natural. Um grande cilindro de gás, de 17 litros, instalado no porta-malas, ocupa boa parte do espaço para bagagem.

Turbo

Inicialmente, o Polo tri fuel está sendo avaliado na configuração original do motor (aspirada), mas a Bosch pretende numa segunda etapa instalar no propulsor um turbo. Segundo a empresa, a colocação deste componente ajudaria a extrair todo o potencial do GNV, evitando um efeito colateral comum nos carros adaptados para uso de gasolina/álcool e gás natural: a redução da potência.

Estudos desenvolvidos pela Bosch na Europa apontam que um motor aspirado a gasolina perde 10% de sua potência quando movido a gás natural. Mas com a utilização do turbo, com pressão de até 1 bar, inverte-se o processo, com um ganho de potência de 50% em relação ao uso exclusivo de gasolina. A Bosch pretende oferecer aos fabricantes de veículos tanto o sistema tricombustível com turbo como aspirado. Dados sobre o desempenho do protótipo ainda não foram divulgados pela empresa.