Mercado

Petrobras irá explorar gás natural no México

Um consórcio liderado pela Petrobras venceu uma licitação internacional para explorar e produzir gás natural no México. O valor do contrato é de US$ 265 milhões e tem validade de cinco anos, segundo a Petrobras.

A estatal brasileira assinou o acordo com a estatal mexicana Pemex, que concedeu o bloco Fronterizo, na bacia de Burgos. Na área de 231 km 2, localizada no golfo do México, já foram descobertos seis campos de gás.

Esse é o segundo contrato do tipo firmado entre a Petrobras e a Pemex, que detém o monopólio de produção e exploração de petróleo e gás no México. O primeiro foi assinado em outubro.

Além da Petrobras, com 45% de participação, o consórcio é formado pela japonesa Teikoku Oil (40%) e a mexicana Diavaz (15%). A companhia brasileira será a operadora -ou seja, ficará responsável pelo desenvolvimento dos campos e pelos trabalhos de exploração e produção.

Com os dois contratos, a Petrobras iniciará suas atividades no México, um dos maiores produtores de óleo do mundo.

Objetivos

Os contratos de concessão são uma forma de flexibilizar o monopólio e de a Pemex conseguir aumentar os recursos para ampliar a exploração no país. Já foram firmados quatro acordos nesse modelo, chamado de Contrato de Serviços Múltiplos.

O México e o Oriente Médio são prioridades para a estatal brasileira em seu projeto de internacionalização.

Um dos principais interesses da Petrobras na região do golfo do México decorre do fato de, cada vez mais, as descobertas estarem ocorrendo em águas profundas. Por causa das características geológicas brasileiras, a Petrobras é a a empresa com maior produção em grandes profundidades.