Mercado

Zoellick deixa Alca de lado e discute agricultura

Ao contrário do que se poderia esperar, a Área de Livre Comércio das Américas (Alca) foi um tema pouco abordado durante a visita do representante comercial dos Estados Unidos, Robert Zoellick, ao Brasil.

O representante, que veio ao País para a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, conversou principalmente sobre questões agrícolas e negociações multilaterais, tanto em uma reunião no Ministério da Agricultura com o ministro Roberto Rodrigues, quanto em outro encontro no Itamaraty, que contou com a presença do chanceler Celso Amorim, do ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Luiz Fernando Furlan, e do próprio Rodrigues.

Segundo o ministro da Agricultura, Zoellick demonstrou grande preocupação com a política agrícola comum da União Européia (UE).

“Ele deixou claro que o Brasil é relevante e não pode ficar de fora das negociações agrícolas no âmbito da Organização Mundial do Comércio (OMC)”, afirmou Rodrigues.

Do ministro brasileiro, Zoellick ouviu que a agricultura será “prioridade absoluta” nas negociações internacionais e que, sem abertura nessa área, as demais negociações deverão ser muito difíceis. (O Estado de São Paulo)

Banner Evento Mobile