Por causa da crise no setor de grãos, o governo brasileiro estuda uma redução de impostos para a produção de biodiesel a partir da soja no Centro-Oeste, com o objetivo de enxugar o mercado e elevar os preços, afirmou nesta quarta-feira o ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues. “Estamos trabalhando também, por causa da crise agrícola, com o tema de abrir uma atenção fiscal para o produtor de soja do Centro-Oeste para produzir biodiesel já”, afirmou ele, após discursar no 1º Encontro Interamericano de Biocombustíveis. Rodrigues lembrou que, por causa dos altos custos do diesel na região, onde os preços são mais elevados por causa do frete, alguns produtores rurais já “estão inclusive misturando óleo vegetal nas máquinas agrícolas.” Ele salientou que ainda não está definido como será essa redução fiscal. “Mas queremos aproveitar a crise, e a idéia é tirar soja do mercado para fazer biodiesel para consumo local. A análise de quanto custa isso está sendo feita atualmente por técnicos da Agricultura e do Ministério da Fazenda.” De acordo com o ministro, essa seria uma medida de emergência para reduzir a pressão negativa dos preços da soja, mas já permitiria uma estruturação do programa de biodiesel a partir da soja. Alguns especialistas afirmam que a soja não é, no entanto, a matéria-prima mais viável para a produção de biodiesel. Em entrevista, o ministro afirmou que, devido a uma expectativa de produção maior de biodiesel nos próximos anos, o governo também estuda “flexibilizar” o modelo que prevê a adição obrigatória de no mínimo 2% do biocombustível ao diesel. “A lei estabelece que, em 2008, 2% do óleo diesel seja de biodiesel. Isso implicaria em uma produção de 1 bilhão de litros de biodiesel, e as indústrias já instaladas já permitem uma produção de 30% a 40% a mais já para 2008, fora o que vem vindo de instalação”, explicou ele. “Sem dúvida, o horizonte que tínhamos de trabalhar em 2008 com 2% de mistura já está claramente alcançado com chance de ser muito maior do que isso. A idéia é de que seja flexibilizado esse modelo, permitido que quem queira fazer mais, faça mais”, acrescentou.
Mercado
Brasil estuda reduzir impostos ao biodiesel do Centro-Oeste
Mais Notícias
Mais artigos
Mercado
Inpasa pede mudança de titularidade de licença de subestação
Pedido de mudança de titularidade pela Inpasa está no Diário Oficial do Mato Grosso do Sul
Mercado
Ações de usinas de etanol sobem após acordo UE-Mercosul
As ações das empresas que atuam no setor de etanol subiram na sexta-feira (9/1), quando foi confirmada a aprovação do acordo entre Mercosul e União Europeia (UE)
Agro
Setor sucroenergético lidera ranking de exportações do agro paulista em 2025
Setor sucroenergético responde por 31% do total exportado pelo agro paulista em 2025
Agro
Acordo Mercosul-UE: impactos para a cadeia de bioenergia
O Centro Nacional das Indústrias do Setor Sucroenergético e Biocombustíveis (CEISE Br) avalia de forma positiva, ainda que com cautela, a aprovação do acordo de livre comércio entre o Mercosul e a União Europeia, anunciada nesta sexta-feira (9), após mais de 25 anos de negociações entre os bloco. Do ponto de vista da cadeia de […]
Tecnologia Industrial
Toyota obtém R$ 500 milhões do BNDES e crédito também será usado em projeto de veículo híbrido flex
Crédito de R$ 500 milhões do BNDES apoia o plano de investimento da Toyota no Brasil
Mercado
Exportações de etanol são as menores em oito anos
Dados das exportações de etanol pelo Brasil são da Secex