Mercado

Presidente da Câmara nos EUA critica fim de tarifa para álcool

O presidente da Câmara dos Deputados dos Estados Unidos, Dennis Hastert, afirmou nesta quarta-feira não enxergar ganhos econômicos para o país no caso da suspensão das tarifas sobre a importação de álcool combustível.

“Não vejo nenhuma vantagem econômica nisso nesse momento”, disse o deputado republicado do estado de Illinois a jornalistas.

Seus comentários vão na direção oposta ao que disse na terça-feira o líder do governo na Câmara, o também republicano John Boehner, para quem a suspensão nas tarifas poderia resultar em preços menores para a gasolina nos postos do país.

O tema de suspensão ou não da tarifa sobre as importações de álcool dos EUA ganhou atenção nos últimos dias, após ter sido defendida pelo presidente George W. Bush.

Os Estados Unidos estão em um processo de substituição do aditivo MTBE, considerado muito poluente, pelo álcool na gasolina.

As exportações de álcool do Brasil aos EUA estão sujeitas a uma tarifa de mais de meio dólar por galão, o que muitas vezes inviabiliza economicamente a operação.

Banner Revistas Mobile