Cerca de 15 jornalistas da América Latina, Caribe, África e Ásia especializados em energia se encontram em Brasília no dia 18 de outubro para troca de experiências com profissionais brasileiros na cobertura de assuntos nessa área e para debater lições aprendidas em vários países. O workshop ocorre no Hotel Blue Tree, juntamente com a Assembléia da Aliança Global para a Universalização da Energia (The Global Village Energy Partnership – GVEP). A Assembléia dura até o dia 21 e recebe apoio da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID) e do Ministério das Minas e Energia.
Os participantes estrangeiros também conhecerão a experiência brasileira no uso da energia no desenvolvimento sustentável, em especial o Programa Luz para Todos.
O Programa Luz para Todos é coordenado pelo Ministério das Minas e Energia e realizado em parceria com governos estaduais, concessionárias de energia elétrica e cooperativas de eletrificação rural. Em todo o Brasil, o Luz para Todos já beneficiou cerca de 1,5 milhão de brasileiros. As famílias atendidas pelo Programa recebem instalação elétrica gratuita e um kit com três pontos de luz e tomadas.
O GVEP é apoiado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), USAID, Banco Mundial, o Governo da Alemanha, o Conselho Mundial da Energia (WEC) e, no Brasil, pelo Ministério das Minas e Energia.
A USAID é uma agência do governo dos Estados Unidos, criada em 1961 pelo presidente John F. Kennedy, que opera atualmente em mais de 100 países em cooperação com organizações particulares e públicas. A USAID tem apoiado a adoção de tecnologias de energia renovável em vários países. No Brasil, através de seu programa de energia, a agência apóia uma série de projetos de energia renovável (solar, eólica, biomassa e pequenas centrais hidrelétricas).Além disso, a USAID desenvolve no Brasil programas de sucesso reconhecido nas áreas de assistência a crianças e jovens em risco, prevenção do HIV/Aids, promoção da proteção ambiental e apoio ao desenvolvimento de pequenas empresas na regiões Norte e Nordeste.