O aumento do lucro depende, entre outros fatores, da situação de cada usina e da maneira como ocorre a utilização dos dados
As soluções otimizadas do S-PAA, da Soteica, proporcionam ganhos financeiros bastante significativos. Em 7 plantas já instaladas, a ferramenta tem possibilitado um aumento médio de R$ 1,450 milhão por safra no lucro de cada unidade. “Há caso de ganhos superiores a três milhões de reais por ano”, informa Nakamura.
O aumento do lucro operacional depende, entre outros fatores, da situação de cada usina e da maneira como o cliente vai aproveitar o sistema, mas o retorno do investimento acontece no máximo em cinco meses – afirma.
Mais do que ganhos financeiros, toda a equipe industrial agrega conhecimento utilizando a ferramenta, pois fica livre para atuar estrategicamente. “Temos reuniões semanais para discutir as ocorrências, gráficos de eficiência e debatemos as causas e as soluções. Aí padronizamos nossos procedimentos em níveis superiores de eficiência. Com o S-PAA podemos aprender com os parâmetros adotados em um ano e buscar novos deltas ótimos para o próximo ano. É um crescimento contínuo, e a Soteica tem parte importante neste ciclo de evolução”, declarou o gerente industrial da unidade Terra Rica, João José Marafão, em entrevista ao JornalCana.
Para Josias Messias, presidente da ProCana Brasil e do Pró-Usinas, as usinas enfrentam um cenário de desafios produtivos e econômicos, demandando soluções que encontram-se disponíveis e já demonstraram sua eficácia. “A missão do Pró-Usinas é facilitar o acesso dos tomadores de decisão a soluções como o S-PAA da Soteica, que permite às usinas superarem os constantes desafios do mercado e permanecerem competitivas e sustentáveis”, afirma.
(RA)