O secretário de Estado de Desenvolvimento Rural, Otaviano Pivetta, participa nesta quinta-feira (16.06), em Nova Mutum (264 km ao Norte de Cuiabá) de seminário que discutirá, a partir das 14h30, no auditório da Câmara do Dirigentes Lojistas (CDL), a viabilidade econômica do biodiesel como instrumento de desenvolvimento sustentável para comunidades isoladas à grandes empresas, autarquias públicas e políticas da região Norte e Médio-Norte de Mato Grosso.
O evento, que faz parte da programação da Expomutum 2005, que começou nesta quarta-feira e vai até domingo (19.06), conta com a participação de pesquisadores e empresas que já estão produzindo o combustível alternativo no Brasil. Além de Mutum, também serão realizados seminários em Diamantino, São José do Rio Claro e Campo Novo dos Parecis. “Esta é uma oportunidade para discutirmos o combustível de tecnologia limpa que temos em abundância e somos competentes o suficiente para produzirmos”, disse Pivetta.
A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) está participando, por meio, de uma parceria entre a Centrais Elétricas do Norte do Brasil S/A (Eletronorte) e a Tecbio, de Fortaleza/CE, além disso, estarão mostrando equipamentos e fazendo demonstrações da extração do óleo vegetal as empresas Petrobio, de Piracicaba/SP e Hedesa, de Goiânia/GO.
Segundo a definição do Programa Brasileiro de Biocombustíveis, o biodiesel é o combustível formado pela mistura, em diferentes proporções, de éster (nome técnico para um tipo de gordura) de óleos vegetais com o óleo diesel convencional derivado de petróleo. O diesel vegetal, contudo, já é chamado diretamente de biodiesel pelos técnicos, independentemente da mistura com o derivado de petróleo.
O biodiesel vegetal pode ser obtido de diferentes fontes, como soja, girassol, mamona ou simplesmente óleo de fritura doméstica. Para que seja obtido, é preciso separá-lo do óleo vegetal por meio de reações químicas. Isso é feito principalmente por dois processos, dos quais o mais usado é de transesterificação – reação de um óleo vegetal com um álcool (metanol ou etanol – o álcool comum, usado nos automóveis, feito a partir da cana-de-açúcar), na presença de um catalisador (substância que acelera o processo químico), que produz biodiesel e, como subproduto, a glicerina (produto usado nos sabonetes).
“Será um momento para esclarecer dúvidas e conhecer de forma detalhada o processo de fabricação”, explica o secretário de Indústria, Comércio e Turismo de Nova Mutum, Valdomir Ottonelli. Entusiasta, o secretário destaca ser este o maior encontro com o tema bio-combustível já realizado no Estado, reunindo as principais tecnologias existentes no País. “Para conhecer em outra ocasião tudo que será apresentado durante a Expomutum 2005 teríamos que fazer uma turnê pelo Brasil”, disse.
Durante o encontro o engenheiro elétrico e coordenador adjunto do Projeto Biodiesel de Guariba, Wlamir Marques de Jesus, explicará como a Eletronorte está inserida – em parceria com a UFMT – no desenvolvimento de tecnologias que proporcionem o desenvolvimento de comunidades isoladas, por meio da implantação do biocombustível – que é um dos menos poluentes – gerado a partir da união de etanol e óleos vegetais (como soja, dendê, mamona, babaçu, amendoim, castanhas, girassol, ou a partir de gorduras animais, entre eles o sebo, óleo de peixe e óleos residuais de frituras).
Durante o encontro o engenheiro elétrico e coordenador adjunto do Projeto Biodiesel de Guariba, Wlamir Marques de Jesus, explicará como a Eletronorte está inserida – em parceria com a UFMT – no desenvolvimento de tecnologias que proporcionem o desenvolvimento de comunidades isoladas através da implantação do biocombustível – que é um dos menos poluentes – gerado a partir da união de etanol e óleos vegetais (como soja, dendê, mamona, babaçu, amendoim, castanhas, girassol, ou a partir de gorduras animais, entre eles o sebo, óleo de peixe e óleos residuais de frituras).
Wlamir Marques explicará ainda os motivos da escolha do município de Guariba, dentre eles as dificuldades encontradas na comunidade (falta de luz, água tratada, telefone, esgoto, etc.), quais as fases de implantação do projeto, os procedimentos em cada uma delas e como está o andamento. “Estamos na primeira fase do projeto, ainda faltam sois para a conclusão. A primeira etapa de funcionamento da usina será inaugurada em agosto desse ano”, adianta.
Durante todos os dias da exposição, que acontece no Parque de Exposições José Aparecido Ribeiro, haverá demonstração da extração do óleo de diferentes vegetais, a sua transformação em bio-combustível e até mesmo equipamentos que já funcionam utilizando apenas o biodisel. Fazem parte ainda do ciclo de palestras organizado para a Expomutum 2005 a participação do secretário de estado de Infra-estrutura, Luiz Antônio Pagot, nesta sexta-feira (17.06), às 17h, falando sobre “Perspectivas de Desenvolvimento Regional”.