Mercado

Viagem à Coréia e Japão completou um ciclo da política externa, diz Lula

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse ontem que a viagem à Coréia e ao Japão, encerrada no sábado, completou o ciclo da política externa brasileira. “Eu penso que nós conseguimos completar um ciclo na nossa política externa. Um ciclo que vem dando resultados extraordinários. Nós temos uma balança comercial com o Japão da ordem de US$ 5,6 bilhões. Nós temos uma balança comercial com a Coréia da ordem de US$ 3,2 bilhões. Nós achamos que pelo potencial do Brasil e pelo potencial dos dois países que nós visitamos, Coréia e Japão, nós poderemos fazer muito mais. Poderemos ter uma balança comercial muito mais produtiva que possa possibilitar a eles comprarem mais produtos brasileiros, termos mais acordos no campo científico e tecnológico”, afirmou Lula em seu programa quinzenal Café com o Presidente.

O presidente destacou as discussões com os governos japonês e sul-coreano sobre a venda de álcool brasileiro. Lembrou que, assim como o Brasil, o Japão aderiu ao Protocolo de Kyoto (firmado na cidade japonesa de Kyoto), em que os países se comprometeram a reduzir a emissão de gases poluentes. “O Japão vai precisar colocar um aditivo menos poluente na gasolina. Nós, aqui no Brasil, colocamos até 25% de álcool na gasolina e o carro funciona normalmente. O Japão deve começar com 3% e a Coréia também precisa começar e o mundo inteiro vai ter que começar. E ninguém pode competir com o Brasil na produção de álcool combustível. O Brasil tem muito mais potencial, tem tecnologia já há 30 anos. E nós fomos lá para tentar convencê-los. Fomos discutir a questão do biodiesel com eles, levamos as garrafinhas do biodiesel para entregar, para saber o que nós poderemos produzir”, disse.

Amanhã, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa às 11h30, no Expo Center Norte, em São Paulo, da abertura do Salão do Turismo — Roteiros do Brasil.

A expectativa é que o evento reúna 100 mil pessoas nos cinco dias de programação. O Salão é uma etapa do Programa de Regionalização do Turismo, lançado em abril do ano passado com o objetivo de fortalecer a regionalização dos roteiros turísticos, gerando trabalho e renda em todo o País. O Salão do Turismo vai até 5 de junho.

Presidente espera uma balança comercial muito mais produtiva com os países visitados