Uma boa opção para as férias escolares é a nova sala de controle biológico do Museu do Instituto Biológico (IB), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, localizado na capital paulista.
O IB reabre o Museu com sala na qual os visitantes aprendem como funciona o controle de pragas utilizando insetos predadores, fungos, nematoides e parasitoides.
A sala estreia no dia 14 de dezembro, às 10h30.
A nova sala traz painéis informativos sobre como esses agentes atuam no controle de pragas e doenças, complementando ou até mesmo dispensando o uso de defensivos químicos.
É a natureza controlando a própria natureza e rendendo produtos mais saudáveis, com menos químicos e mais sustentabilidade ao meio ambiente.
Preserva a biodiversidade e agrega valor à produção no campo. A cadeia produtiva do controle biológico cresce 20% ao ano, sendo que o Instituto Biológico mantém um programa voltado ao desenvolvimento de pesquisas com estes agentes. Até hoje, 54 empresas já foram assessoradas pelo IB sobre este tipo de manejo, que atualmente ocupa uma área de 10 milhões de hectares no Brasil.
Meio ambiente
O Planeta Inseto faz parte do local e conta com quatro espécies de abelhas sem ferrão, baratas praticando corrida, lagartas tecendo fios de seda e formigas trabalhando em sistema organizado, entre outras exposições. Localizado na Vila Mariana, capital de São Paulo, está aberto de terça a domingo, entre 9h e 16h.
O público-alvo é formado por crianças e adolescentes, entre 3 e 16 anos, para aprenderem como funciona o meio ambiente que estão alocados e a forma de preservá-lo, mas recebe visitantes de todas as idades. A entrada com cadernos, câmeras fotográficas e filmadoras é permitida, respeitando os avisos de utilização.
Museu do Instituto Biológico: Avenida Doutor Dante Pazzanese, 64 – Vila Mariana, São Paulo.
Reabertura: 14 de dezembro, às 10h30.