JornalCana

8 novidades nos financiamentos do BNDES para projetos de energia de biomassa

bA diretoria do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) oficializou em 03/10 as novas condições de financiamento para o setor de energia elétrica, que também atendem os projetos de eletricidade movidas a biomassa da cana-de-açúcar.

O Portal JornalCana lista a seguir 8 novidades recém-liberadas pelo banco estatal.

1

Ampliação 

Segundo o BNDES, as novas condições refletem a estratégia do banco de contribuir para a ampliação de fontes de energias alternativas na matriz elétrica brasileira e direcionar investimentos em TJLP para projetos com alto retorno social e ambiental.

2

Foco na solar

O financiamento para projetos de energia solar pelo Banco foi aumentado de até 70% para até 80% em TJLP. A prioridade concedida à energia solar, refletida em melhores condições financeiras, decorre do fato de se tratar de tecnologia em fase inicial de desenvolvimento no país. Por essa razão, demanda estímulos para  alcançar economias de escala e ganhos associados à difusão tecnológica, com preços mais competitivos.

3

Máximo 

O Banco manteve sua participação em até 70% em TJLP em projetos de biomassa e cogeração.

4

Redução

Em linha com o objetivo de estimular alternativas de financiamento privado na composição dos novos financiamentos, o Banco reduziu sua participação para até 50%, em TJLP, em investimentos em grandes hidrelétricas (era até 70%).

5

Debêntures

As condições gerais, que servirão para todos os segmentos do setor de energia, incluem a possibilidade de o BNDES subscrever até 50% do valor das debêntures a serem emitidas pela empresa tomadora do crédito; Índice de Cobertura do Serviço da Dívida (ICSD) mínimo de 1,3 para geração de energia e 1,5 para transmissão; e a exigência de participação mínima de 20% de recursos próprios do investidor.

6

Apoio

O valor total do apoio do BNDES, incluindo o financiamento e as debêntures, não poderá ser superior a 80% do valor total dos itens financiáveis.

7

Spread

O spread será de 1,5% para todos os segmentos e não haverá a concessão de empréstimos-ponte.

8

Validade

As novas condições passam a valer para os próximos leilões de outubro e dezembro de 2016.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram