Mercado

5ª edição de festival de cana-de-açúcar acontece no Ceará

Pindoretama (CE), a 41km de Fortaleza, está pronta para sediar a 5ª edição do Pindorecana, festival da cana-de-açúcar, que acontece de 25 a 27 de junho. O evento objetiva valorizar a produção dos diversos derivados de cana-de-açúcar, um dos principais produtos da economia local. O Pindorecana é realizado pela Prefeitura Municipal, em parceria com o Sebrae-CE. A abertura oficial acontece às 19 horas.

O festival mostra as formas de utilização da cana, tanto na atividade artesanal (com aproveitamento do bagaço da cana) ou como ingrediente de receitas.

A organizadora do evento, Helena Lima, explica que o festival quer resgatar a cultura dos engenhos, tanto para fortalecer o turismo na região como para a valorização da atividade agrícola. “Queremos mostrar que a cana-de-açúcar possui potencial para diversos produtos, com valor agregado, além da rapadura”, lembra.

Um engenho local, mais uma vez, está tentando produzir a maior rapadura do mundo. O desafio é tentar alcançar a marca de três toneladas, já que o recorde atual é de uma rapadura de mais de duas toneladas. A receita leva 15 toneladas de cana-de-açúcar e a maior rapadura deve estar pronta na abertura do evento. “Como em 2009 tivemos cerca de 20 mil visitantes no Pindorecana, esperamos um número ainda maior. A expectativa é iniciar as atividades sempre no fim da tarde e seguir até a madrugada”, diz.

Além das atrações culturais e apresentações de bandas de forró, o Pindorecana 2010 vai trazer uma feira de artesanato e outra de gastronomia, com todo o potencial que pode ser aproveitado da cana-de-açúcar. A feira de artesanato vai exibir produtos feitos com o bagaço da cana de artesãs de todo o Litoral Leste. (Com informações da Prefeitura)

Banner Revistas Mobile