JornalCana

5 informações sobre a cana transgênica do CTC, que acaba de ser aprovada para uso comercial

A Cana Bt, primeira cana-de-açúcar geneticamente modificada desenvolvida pelo Centro de Tecnologia Canavieira (CTC), obteve aprovação para uso comercial pela Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio).

Segundo a assessoria do CTC, a Cana Bt passou por rigorosa avaliação da CTNBio, que a considerou segura sob os aspectos ambiental e de saúde humana e animal.

Esta é a primeira cana-de-açúcar geneticamente modificada aprovada para comercialização no mundo, atesta a assessoria.

JornalCana lista a seguir 5 informações relacionadas à Cana Bt, a partir de texto distribuído pelo CTC.

1

Característica

A variedade, CTC 20 Bt tem como característica a resistência à broca da cana (Diatraea saccharalis), principal praga que ameaça a cultura. O gene Bt (Bacillus thuringiensis) é amplamente utilizado na agricultura, há mais de 20 anos, nos principais países produtores do mundo, incluindo o Brasil, em culturas como soja, milho, algodão, entre outras.

2

Expansão do portfólio

Gustavo Leite, presidente do CTC, explica que nos próximos anos o Centro planeja expandir o portfólio de variedades resistentes à broca, adaptadas a cada uma das regiões produtoras do Brasil. Além disso, o CTC também planeja desenvolver variedades resistentes a outros insetos, bem como tolerantes a herbicidas.

Leite, presidente do CTC: aprovação da Cana Bt pela CTNBio (Foto: Dinheiro Rural)

3

Logística

Segundo Gustavo Leite, “além dos ganhos econômicos, com a Cana Bt o produtor poderá simplificar a logística e melhorar a gestão ambiental de suas operações”.

4

Como foi o processo

Dossiê cientifico com estudos e informações técnicas da cana geneticamente modificada (GM) foi submetido à CTNBio no fim de 2015 para análise de risco à saúde e ao meio ambiente usando padrões aceitos internacionalmente. Estudos de processo provaram que o açúcar e etanol obtidos a partir da nova variedade são idênticos aos produtos derivados da cana convencional. Estudos adicionais mostraram que tanto o gene Bt como a proteína são completamente eliminados nos derivados de cana-de-açúcar durante o processo de fabricação. Além disso, estudos ambientais não constataram quaisquer efeitos negativos relacionados à composição do solo, à biodegradabilidade da cana GM ou às populações de insetos, exceto às pragas alvo (principalmente à broca).

5

Distribuição de mudas

Após a aprovação final e registro da Cana Bt, o CTC irá trabalhar junto aos produtores, iniciando o processo de distribuição de mudas da CTC 20 Bt e monitorando o plantio. Gustavo Leite explica que “o processo de propagação é similar ao de introdução de uma variedade convencional, com a cana dos primeiros anos sendo usada para expansão da área plantada e não para a produção de açúcar e etanol. Este processo está alinhado com o cronograma de obtenção das aprovações internacionais do açúcar produzido a partir da cana GM.”

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram