JornalCana

5 dicas para o setor sucroenergético manter o entusiasmo

Foto: Rawpixel/Unsplash

As companhias sucroenergéticas enfrentam uma série de problemas de ordem econômica, seja pela estiagem que destrói a cana-de-açúcar, seja pelos baixos preços do açúcar no mercado internacional.

Mas há também problemas institucionais e de ordem política que também afligem as empresas do universo sucroenergético.

O coordenador da Frente Parlamentar pela Valorização do Setor Sucroenergético na Câmara Federal, Arnaldo Jardim, enumerou 5 dicas para o setor sucroenergético manter o entusiasmo diante a realidade.

“O setor é uma verdadeira fênix, que renasce a cada desafio”, disse Jardim, deputado federal e ex-secretário da Agricultura e do Abastecimento do estado de São Paulo. “Estamos com preços do açúcar em baixa e a safra quebra devido à estiagem, mas ainda assim o setor está aí.”

JornalCana apresenta a seguir 5 dicas para o setor sucroenergético manter o entusiasmo apresentadas por Arnaldo Jardim em sua participação em painel do Congresso Brasileiro de Bioenergia na quarta-feira (01/08), em Araçatuba (SP).

Promovido pela União dos Produtores de Bioenergia (Udop), o evento termina nesta quinta-feira (02).

Leia também: Começa a venda do último lote de ingressos para o Curso de Diversificação e Máximo Aproveitamento Agroindustrial 

Confira as 5 dicas para o setor sucroenergético manter o entusiasmo:

1

Desafio de comunicação 

Há setores da sociedade e mesmo do meio do agronegócio para quem o RenovaBio não é almoço grátis, que é subsídio. Não é verdade. Há desafio de comunicação [do setor] mostrar à sociedade que a conta se fecha, sim. E que a sociedade ganha muito com o RenovaBio.

2

Venda direta de etanol

A questão da distribuição de biocombustíveis é chave no conceito do RenovaBio e da questão dos Cbios [créditos de certificação a serem permitidos conforme a qualificação das usinas]. A questão de venda direta de etanol [em tramitação na Câmara Federal] coloca isso em risco. Há amigos do setor que pensam diferente, mas isso [a venda direta] não pode ser permitido. Ao contrário de que diz, a venda direta tira um elo da cadeia, desorganiza a cadeia.

3

Tributação

Com o recente episódio recente da greve dos transportes, falou-se em tirar a Cide. Retira-la é um equívoco. Há também a proposta de unificação do ICMs. É perigoso se não for feito de forma equilibrada, porque de uma penada, a vantagem do RenovaBio, que é indutor do setor, pode ser retirada.

4

Defesa da pesquisa

Há lição de casa a ser feita: defesa da pesquisa. Há necessidade de que as instituições de pesquisas funcionem. Precisamos avançar na produtividade agrícola e na industrial. Precisamos enfrentar o desafio da produtividade.

5

Agências de regulação

Neste período de eleições precisamos retomar e reforçar o papel de agências reguladoras de Estado, e não de governo, para não serem fruto de barganha política. Como agências de Estado, elas podem ter quadros de qualidade porque elas são fundamentais.

 

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram