JornalCana

40 ANOS DE PROÁLCOOL!

Em lembrança dos 40 anos de implantação no Brasil do Proálcool – Programa Nacional do Álcool – professores e pesquisadores econômicos apresentaram, em 22 de junho último, discussões e dados referentes aos desafios enfrentados pelo etanol nos últimos anos.

A efeméride foi contextualizada e utilizada para que se discutissem estratégias, conceitos, balanço de dados e alternativas para melhorar o desempenho do setor.

Organizado por Carlos Eduardo de Freitas Vian e Eliana Tadeu Terci, o evento foi realizado na Esalq – Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, e contou com um público sobretudo de estudantes de economia e profissionais ligados ao setor.

O objetivo do evento foi o de gerar reflexão a respeito dos 40 anos da implantação do Proálcool no país, dos impactos de investimentos locais e nas regiões onde o Brasil cultiva a cana-de-açúcar e, por extensão, onde abriga ou pode receber usinas.

Professores e pesquisadores econômicos apresentaram avaliações e resultados importantes para o setor sucroenergético. Por meio de estudos e dados econômicos foram lembrados os desafios que o setor tem enfrentado nestes últimos anos e as possibilidades estratégicas para os que virão.

Duas mesas de discussão foram montadas. A primeira foi coordenada por Eliana Tadeu Terci, responsável pelo Departamento de Economia, Administração e Sociologia da Esalq e incluiu Sebastião Neto Ribeiro Guedes (Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara – FCLAR/Unesp), Gustavo Moraes (Pontifícia Universidade Católica – PUC-RS), Márcia Azanha Dias de Moraes (Departamento de Economia, Administração e Sociologia da Esalq) e Antonio César Ortega (Universidade Federal de Uberlândia – UFU).

A segunda mesa foi coordenada por Gesmar Rosa dos Santos do Ipea — Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada. Contou com Pery Shikida (Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Unioeste), Luciano Rodrigues (União da Indústria de Cana-de- Açúcar – Unica) e Mirian Rumenos Piedade Bacchi (Departamento de Economia, Administração e Sociologia da Esalq). Os dois grupos abordaram em palestras o tema Agroindústria canavieira e impactos sobre o desenvolvimento local – estudos de casos e perspectivas.

Confira matéria completa clicando aqui.

 

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram