JornalCana

4 passos para garantir rentabilidade à usina através de GRC

Quem elenca é Thierry Soret, CFO da Coruripe

Coruripe tem garantido rentabilidade graças a trabalho eficiente em GRC

A eficiência da gestão de uma usina de cana depende de uma série de fatores estratégicos. Dentre eles está o GRC, termo que vem do inglês Governance, Risk and Compliance. A princípio, a prática diz respeito à integração dos processos dentro de um grupo de usinas ou a uma única unidade produtora.

O GRC é uma estratégia dentro do negócio que deve ser gerida de forma unificada e transparente, com a devida avaliação de riscos e a garantia de conformidade com as políticas corporativas, leis e regulamentações. Ou seja, com base nas políticas de Governança, Risco e Conformidade toda a equipe sabe, com clareza, para onde está indo e por qual caminho deve andar.

Thierry Soret, o CFO por trás do bem-sucedido GRC da Coruripe
GRC da Coruripe garante rentabilidade e permite almejar novos recordes

O resultado positivo desta prática pode ser mensurado pela rentabilidade que o grupo ou usina está alcançando ao longo das safras. Um benchmarking relevante de GRC em usinas, por exemplo, é o da Coruripe. A prática é liderada pelo CFO da companhia Thierry Soret. Como resultado do trabalho feito em Governança, Risco e Conformidade, a Coruripe vem acumulando melhorias constantes em seus processos. O resultado são números de produção expressivos nas últimas safras.

Para se ter uma ideia, a Coruripe colheu safra recorde no ciclo 2019/20 e performou com custos baixos. Isso, como consequência da melhoria de seus processos através do GRC. A prática possibilitou determinar a busca por novos recordes nesta safra, onde se pretende ampliar a moagem em 2,9%, alcançando 15,5 milhões de toneladas.

Da mesma forma a meta da empresa é aumentar a produção de açúcar em 4%, com 1,95 milhão de toneladas e elevar em 5,5% a geração de energia elétrica. O que representa 755.290 MWh. Já a produção de etanol deve ter um decréscimo de 11,1% na comparação com a safra 2019/20.

De acordo com Thierry Soret, CFO da Coruripe, há 4 passos fundamentais para garantir a rentabilidade de uma usina através da prática de GRC. São elas:

1 – Melhorar os processos

Para Soret a melhoria nos processos da usina passa, dentre outras coisas, pela utilização de metodologias como a Kaizen. Essa ferramenta melhora tanto a qualidade quanto a produtividade da usina. A metodologia baseia-se basicamente em comprometer todos os colaboradores da unidade produtora com redução de custos, redução de desperdício e aumento de produtividade.

2 – Incrementar conhecimento nas equipes

Para que toda a usina esteja comprometida com os resultados, parte da ação de GRC envolve incrementar conhecimento nas equipes. Por isso agregar valor as equipes se tornou uma das atividades mais importantes dentro das empresas, tendo em vista que as pessoas são o componente mais importante para que as metas sejam atingidas e a usina tenha sucesso.

3 – Busca de tecnologias e inovação digital

Se antes do “novo normal” a necessidade de tecnologias e inovação era fundamental, agora tornou-se iminente. Ferramentas e inovações digitais sob o conceito 4.0 são intrínsecas para se estabelecer Governança, Risco e Conformidade de forma eficiente. O principal legado da Covid-19 certamente será o desenvolvimento de soluções digitais.

4 – Reforço de Governança

De acordo com pesquisas, no Brasil, 64% acreditam que este é um momento para reforçar a confiança no grupo de gerenciamento da empresa, e 48% apontam que é o momento para fortalecer os valores da companhia. Portanto, reforçar a Governança Corporativa é um dos principais desafios de GRC em usinas.

Diretores de usina debatem as melhores estratégias de GRC

Sob a moderação do diretor da ProCana Brasil, Josias Messias, esses quatro gestores executivos debateram o tema dia 19 de agosto durante o Webinar JornalCana – GRC – Melhores Estratégias para Garantir a Rentabilidade das Usinas Nas Próximas Safras.

Assista o debate completo no vídeo abaixo:

Este Webinar contou com o patrocínio das empresas:

HB Saúde — Humanização e Tecnologia em Saúde

Pró-Usinas – Empresa do Grupo ProCana focada em tecnologia e inovação de resultados para as usinas

S-PAA Soteica – Software de RTO que maximiza a cogeração e a eficiência industrial, instalado em mais de 40 usinas e gerando ganhos superiores a R$ 1/TC. Veja mais em www.usina40.com.br.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram