JornalCana

4 impactos do La Niña na cana-de-açúcar, segundo a INTL FCStone

 

Cana Plantio Canavial

A cana-de-açúcar está entre as principais culturas agrícolas brasileiras que estariam suscetíveis a um efeito moderado da provável transição do El Niño para fenômeno La Niña.

O La Niña consiste na diminuição da temperatura da superfície das águas do Oceano Pacífico Tropical Central e Oriental, e causa mudanças nos padrões de temperatura e precipitação ao redor do mundo.

Em estudo especial que prevê os impactos climáticos deste fenômeno no campo, a INTL FCStone destaca 5 impactos do fenômeno sobre a cana-de-açúcar:

1

 

Na principal região canavieira, o Centro-Sul, o efeito mais comum do La Niña seria a redução das chuvas

2

“Esta diminuição [de chuvas] pode tanto ajudar a moagem nos últimos meses da safra (se começar entre setembro e outubro) ou apenas atrapalhar o desenvolvimento da cana (se o início se der entre dezembro e janeiro)”, pondera o Analista de Mercado da INTL FCStone, João Paulo Botelho.

3

Em São Paulo, onde está mais de metade área plantada com cana do país, os efeitos em geral se limitam às regiões mais próximas da fronteira com Paraná e Mato Grosso do Sul.

4

Todavia no Nordeste, que foi mais diretamente afetado pelo El Niño, é possível que o La Niña tenha impacto mais definido, com chance de aumento das chuvas entre agosto e setembro, beneficiando o desenvolvimento da cana.

 

Entenda o fenômeno

Os efeitos climáticos do fenômeno La Niña normalmente são contrários aos observados pelo El Niño. Isso quer dizer que, entre os meses de junho a agosto, verão no hemisfério Norte, o clima pode ficar mais seco no Sul da América do Sul e mais úmido na Austrália (onde também fica mais quente), Indonésia e Índia (que ficam com temperaturas mais baixas).

Já entre os meses de dezembro a fevereiro, pode chover mais do que o normal no Norte/Nordeste do Brasil, assim como em algumas regiões dos Estados Unidos, Indonésia e Norte da Austrália.

la
Dados: NOAA; Elaboração: INTL FCStone

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram