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4 coisas que todo presidente de usina deveria saber sobre gestão de pessoas

Quem revela são gestores de Recursos Humanos de usinas

Coisas que todo presidente de usina de cana deveria saber sobre gestão de pessoas
Coisas que todo presidente de usina de cana deveria saber sobre gestão de pessoas

A princípio sabemos que a Gestão de Pessoas é a junção de conceitos, ações e técnicas parar alinhar propósitos. Além disso, contempla a atração, retenção e programas de capacitação e desenvolvimento propostos por uma usina com o objetivo de desenvolver seu capital humano. Isso é bem básico. No entanto, existem premissas que todo presidente de usina de cana deveria saber sobre gestão de pessoas.

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Antes de mais nada, é preciso lembrar que é através das pessoas que se pode alcançar os objetivos financeiros de uma usina. Por mais que possa parecer dispensável falar sobre Gestão de Pessoas em pleno século 21, o tema é cada vez mais relevante, afinal, mais do que nunca, a atenção ao capital humano que constitui as usinas de cana é pauta prioritária.

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Ditando ritmo e tendências, a gestão de pessoas é parte imprescindível para qualquer usina que deseja se manter competitiva no mercado bioenergético — tão sensível a intempéries de mercado. Sem pessoas não há desenvolvimento. Portanto, não há usina.

Nesse sentido, o tema não pode em hipótese alguma ser menosprezado por acionistas, diretores e lideranças das usinas produtoras de açúcar e etanol. Por isso, consultamos quatro profissionais com experiência e cases de resultados em Recursos Humanos e perguntamos:

Quais são as 4 coisas que todo presidente/acionista de usina de cana deveria saber sobre gestão de pessoas?

As respostas a esta perguntas são relevantes pois foram respondidas por gestores de recursos humanos que estão se destacando em um dos períodos de crise mais difíceis para as usinas: a pandemia da Covid-19. A complexidade deste tempo se dá pelas circunstancias sem precedentes que surpreenderam muitos presidentes de usinas de cana. Vamos às respostas:

1 – O principal patrimônio de uma usina de cana é gente
Martines, da Diana

O gerente de recursos humanos da Diana Bioenergia, Wesley Martinez é categórico: “Pessoas são o maior patrimônio de qualquer organização”. Ao passo que ele acredita que gestão financeira e gestão de pessoas devem ter o mesmo peso em uma usina. Fato que ele pode afirmar com propriedade. Uma vez que a Diana Bioenergia concilia com primor os dois focos da gestão, conforme publicou o site do JornalCana.

2 – Aprendizado coletivo faz diferença para a usina
Leston, da Tereos

Do mesmo modo, Carlos Leston, diretor de Recursos Humanos do Grupo Tereos — outro excelente exemplo de gestão de pessoas durante a pandemia do coronavírus — acredita que todo presidente/acionista de usina de cana deveria saber sobre gestão de pessoas que é o aprendizado coletivo faz diferença para a organização. “Aprendizado coletivo e propósito fazem diferença na vida das pessoas e das usinas. Temos provado disso aqui na Tereos”, afirma Leston.

3 – Tem potencial poderoso de superar resultados
Cibely Silva, da Cerradinho Bio

Assim como os demais profissionais de Recursos Humanos, a Cibely Silva, gerente de RH/Comunicação da Cerradinho Bio, acredita que há muito potencial a ser explorado pelas usinas que estão em busca de resultados financeiros apostando em pessoas e ressalta: “Mesmo em cenários adversos como os de hoje — dada a pandemia do coronavírus — é possível superar resultados através das pessoas”.

4 – É uma responsabilidade de todos
Beatriz Rossi, da Dra Empresa

A experiência e o renome de Beatriz Resende, consultora organizacional e conselheira de carreira na Dra. Empresa, a precedem. Sob o mesmo ponto de vista dos demais profissionais ela é taxativa. Gestão de Pessoas nas usinas diz respeito a todos. Segundo a consultora, todos na usina são responsáveis pela Gestão de Pessoas. “Isso começa em cadeias, no modelo mental do acionista, dos gestores e da liderança. Enfim, ninguém deve se esquivar. É um assunto que cabe a todos”, garante.

Esses quatro executivos estiveram reunidos no dia 15 de julho durante o Webinar JornalCana – A Gestão de Pessoas com a Pandemia e a Transformação Digital. O evento foi parte da série Quartas Estratégicas do JornalCana. Os profissionais aprofundaram detalhes sobre o tema durante o evento online.

Assista na íntegra:

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