JornalCana

3 ganhos da Usina Coruripe com o uso de drones

A Usina Coruripe, controladora de cinco unidades produtoras, tem colhido ótimos resultados com o uso de drone nas áreas agrícolas e industriais.

Em seu site na internet, a companhia sucroenergética disponibiliza conteúdo no qual relata ganhos com o uso do equipamento.

JornalCana lista 3 dos ganhos da Usina Coruripe com o uso de drones.

1

Sensoriamento remoto

Os equipamentos são usados para atuar no sensoriamento remoto – metodologia que faz um levantamento por meio de imagens – para medir o volume do bagaço de cana, verificar falhas no plantio e para gerar soluções rápidas e automáticas, além de ser utilizado para fazer projetos de estradas com mais precisão.

Para o topógrafo José da Silva Farias que opera o drone na Unidade Iturama, essa tecnologia facilitou muito o dia a dia de trabalho. “Antes, no sensoriamento remoto, eram necessárias 36 horas para realizar o procedimento. Com o drone, o tempo foi reduzido para 3 horas. Além de preciso e ágil, o equipamento otimiza o nosso trabalho”.

2

Plantio de cana

O equipamento de filmagem aérea também está atuando no plantio de cana. “Podemos fazer diversas análises e projetos de colheitas e plantio com o drone. Ele projeta as linhas de plantio a partir das imagens geradas e as exporta para o GPS de um trator, que assim trabalha de forma automática com maior rendimento e precisão no campo”, disse Farias, completando que o equipamento também serve verificar a saúde vegetal da cana, observando aspectos como coloração da planta.

3

Produtividade agrícola

Na Unidade Coruripe, o drone também está sendo utilizado para ajudar no aumento da produtividade agrícola, monitorando as atividades de plantio, colheita e tratos culturais. Segundo o gerente agrícola da unidade, Pedro Carnaúba, “com o drone, ainda é possível verificar a densidade da germinação da cana, pontos de alagamento e incidência de ervas daninhas e melhorias nas atividades operacionais”.

 

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram