JornalCana

Só 27% preencheram o CAR em SP

 

A menos de dois meses do término do prazo final, somente 27% dos 325 mil imóveis rurais do estado de São Paulo estão inscritos no Cadastro Ambiental Rural (CAR), criado pela Lei nº 12.651, o “Novo Código Florestal”.

O levantamento, até quarta-feira (18/2), aponta 45.688 adesões ao cadastro, correspondentes a 4,5 milhões de hectares de área total. A área cadastrável no estado, segundo o Ministério de Meio Ambiente, com base em dados do Censo Agropecuário do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), é de 16.954.564 hectares.

 

O balanço é da Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo, que alerta: como o cadastro eletrônico é obrigatório, a falta de adesão torna o imóvel irregular e dificulta o acesso a financiamentos, programas de regularização fundiária e ambiental e até a obtenção de licença para uso de água.

O prazo para o preenchimento do CAR termina em 6 de maio.

Conforme a Secretaria, sem o registro, que pode ser feito pela internet, os imóveis também não podem ser vendidos ou desmembrados. O proprietário, por sua vez, pode receber advertências e multas.

 

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram