JornalCana

1º leilão de energia em 2014 já tem data marcada

Acontece no próximo dia 6 de junho o primeiro leilão de compra de energia elétrica em 2014 proveniente de novos empreendimentos de geração denominado A-3. A decisão do MME – Ministério de Minas e Energia feita a Aneel – Agência Nacional de Energia Elétrica, está em portaria assinada pelo ministro Edison Lobão, publicada na edição de hoje do DOU – Diário Oficial da União.

A data de início do suprimento de energia elétrica ocorrerá em 1º de janeiro de 2017. Serão negociados CCEAR – Contratos de Comercialização de Energia no Ambiente Regulado na modalidade por quantidade de energia elétrica, com prazo de suprimento de 30 anos, para empreendimentos hidrelétricos; e na modalidade por disponibilidade de energia elétrica, com prazo de suprimento de 20, diferenciados por fontes, para empreendimentos de geração a partir de fonte eólica, termelétrica a gás natural, inclusive em ciclo combinado, ou a biomassa.

Interessados em participar do leilão deverão requerer cadastramento e habilitação de seus projetos até o dia 28 de fevereiro conforme instruções disponíveis no site da EPE – Empresa de Pesquisa Energética.

O leilão A-5, último realizado em 2013, negociou energia de 97 empreendimentos eólicos, que somam 2,3 GW, 16 PCHs, que somam 307 MW, e cinco térmicas a biomassa, — a de melhor desempenho foi a da usina mineira, Santo Ângelo, que teve 13.900 MW contratados, a R$135,00 por MW/h — e uma a cavaco de madeira, que totalizam 161 MW. No final foram contratados 3,5 GW a um preço médio de R$ 109,93/MWh. Tanto a Associação Brasileira de Energia Eólica quanto a Associação Brasileira de Geração de Energia Limpa se surpreenderam com a contratação recorde das eólicas e PCHs.

img9945

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram