JornalCana

1,2 milhão de ha de cana deveriam ser renovados no país

Segundo o último levantamento da Conab – Companhia Nacional de Abastecimento, 1,2 milhão de hectares de cana deveriam ter sido repostos em 2011 e deixarão de produzir aproximadamente 72 milhões de toneladas de cana-de-açúcar na presente safra. Para a Companhia, a lavoura canavieira enfrenta problemas devido à falta de renovação dos canaviais, do baixo aumento da área plantada em 2011, além das consequências climáticas interferirem na piora do rendimento da safra.

Em seu levantamento da safra 2011/2012, a Conab afirma que o clima foi o principal causador da queda da produção, em consequência das adversidades ocorridas a partir do mês de abril até outubro de 2010, com chuvas escassas em toda a região Centro-Oeste e Sudeste. “Este comportamento do clima prejudicou a brotação e o desenvolvimento da cana, tanto nas áreas colhidas como nas áreas de renovação e expansão, mas, favoreceu a colheita da safra passada, encurtando o período da safra. O excesso de umidade no início e o posterior período seco, dificultaram a implantação de novos canaviais, e o plantio ultrapassou o período ideal, trazendo conseqüências para a produção futura”, diz o levantamento.

As análises confirmam que 30% do canavial do país possui 12 anos ou mais e que essa falta de renovação, provocou uma perda de potencial produtivo de cerca de 6% da produção nacional. Segundo a Conab, no Brasil, é possível encontrar canaviais de até 12 anos.

A Conab explica que a nova previsão apurada neste segundo levantamento é de que serão renovadas 911.162,5 ha no país. O maior aumento acontecerá na região Sudeste (557.318,4 ha), região Centro-Oeste (140.424,5 ha) e região Sul (96.509,7). “Os produtores estão enfrentando dificuldades para a renovação das áreas degradadas, especialmente por falta de recursos financeiros. Existem lavouras que estão no décimo segundo corte, quando tecnicamente a recomendação é para que a renovação ocorra após a colheita do quinto corte. Em conseqüência deste atraso, a produtividade vem sofrendo quedas significativas, fazendo com que a média por hectare não cresça

adequadamente. De acordo com a área plantada, e com a recomendação técnica, a renovação anual deveria ser de 1.406 mil hectares”, lembra o levantamento.

Segundo a Conab, para se ter uma idéia do prejuízo que este fato acarreta, basta fazer a conta da diferença de produção dos dois cortes. “O canavial renovado tem nos primeiros dois anos, produtividade próxima a 115 t/ha e o canavial que está no sexto ano tem rendimento inferior a 55 t/ha. Pela diferença de 60 t/ha, multiplicado pela área que está sem renovação, emaproximadamente 1,2 milhão de hectares, serão deixadas de produzir aproximadamente 72 milhões de toneladas de cana”, diz o estudo.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram