fbpx
JornalCana

10 explicações sobre o biometano derivado da cana-de-açúcar

Biometano é subproduto da vinhaça da cana

O biometano ganha destaque como potencial suprimento energético no estado de São Paulo. É extraído do efluente vinhaça da cana-de-açúcar.

Os dados disponibilizados são da Associação da Indústria de Cogeração de Energia (Cogen), da Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo (Arsesp) e da Subsecretaria de Energias Renováveis da Secretaria de Energia e Mineração do governo estadual.

1

O que é biometano?

O biometano (CH4) é uma mistura de gases resultante do processo de degradação da matéria orgânica na ausência de oxigênio, ou seja, em um processo anaeróbio. Tem alto poder combustível e é resultante da concentração do biogás. Em termos de combustível automotivo, tem comportamento igual ao GNV (Gás Natural Veicular).

2

Como ele pode ser feito da cana?

O maior potencial de oferta de biometano está no setor sucroenergético. A matéria-prima viria de resíduos, mas principalmente da vinhaça, subproduto da fabricação do etanol usado na fertilização da lavoura de cana, mas cuja abundância traz riscos ambientais. A biodigestão desse excedente, com produção de biogás, seria uma solução prática e vantajosa para o problema, pois pode se transformar em mais uma fonte de receita para usinas.

3

Potencial de biometano de cana: é possível chegar-se a 2.224 megawatts (MW) com biometano feito a partir da vinhaça da cana no interior paulista, segundo a Secretaria de Energias Renováveis. Essa oferta projetada é a maior entre as ofertas projetadas pelas demais fontes geradoras de biogás (‘concorrente’ do biometano): o de resíduos de criações pode chegar a 440 MW, enquanto o de efluentes vai a 370 MW, e o aterros fica em 201 MW.

4

Como a usina injeta biometano na rede?

Por meio de redes de distribuição. Uma dessas redes é o gasoduto Gasoduto Bolívia-Brasil (Gasbol)

5

Quantas usinas de cana estão próximas do gasoduto Bolívia-Brasil?

66 unidades de cana do interior paulista, segundo a Secretaria de Energias Renováveis, estão instaladas a até 20 quilômetros do gasoduto

6

Qual o mercado para o biometano?

Ele pode ser empregado como calor de processo, para geração de energia elétrica, na mistura de gás natural (canalizado), formação de redes locais (canalizado) e para o setor de transportes

7

Há incentivo para produção de biometano em São Paulo?

O governo estadual reduziu a incidência de ICMS sobre biogás e biometano em 12%, conforme o Decreto nº 60.001, de 20 de dezembro de 2013

8

E quando o produto pode chegar ao mercado?

O serviço de gás canalizado em território paulista poderá ganhar reforço de suprimento a partir do biometano extraído do lixo e também do efluente da produção de etanol de cana. A Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo (Arsesp) e a Secretaria de Energia avaliam a possibilidade de realizar, em breve, uma chamada pública para que as companhias distribuidoras possam firmar contratos de fornecimento com produtores desse tipo de combustível. Não há data divulgada.

9

Falta regulação para o produto?

Sim. A Arsesp informa estar desenvolvendo a regulação da distribuição de biometano no estado de São Paulo.

10

Curso abordará as mais recentes atualizações sobre uso e capacidade do biometano

Guilherme Barretto do Livramento Prado, assessor de tecnologia do Grupo São Martinho – Corporativo, apresentará palestra no dia, 16 de fevereiro, no Hotel Tryp, em Ribeirão Preto (SP) onde apresentará as informações mais atualizadas sobre o uso e a capacidade do Biometano. Os tópicos que serão abordados são:

  • Possíveis rotas para a produção de biogás e biometano
  • O que o GSM está avaliando em termos dos reatores anaeróbicos para a produção de biogás
  • O que o GSM está avaliando em termos dos sistemas de desulfurização de biogás
  • O que o GSM está avaliando em termos da purificação do biogás para a produção de biometano

Saba mais sobre o evento clicando aqui.

 

 

 

 

 

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
X
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram